Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia

Semispe e Semit iniciam ações para implantação do projeto piloto “Praça Digital” em São Luís

04/02/2021 13h31 - Atualizada em 06/02/2021 15h50

Com o intuito de ampliar o acesso aos serviços públicos municipais para os cidadãos e diminuir as barreiras da inclusão digital, a Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e a Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit) realizaram visita técnica à Praça dos Sonhos, no bairro Cohaserma, nesta quinta-feira (4), para encaminhar ações do Projeto Piloto Praça Digital.

A visita é uma iniciativa que visa analisar a possibilidade de disponibilizar wi-fi gratuito em praças de São Luís. A escolha desses espaços para o estudo de viabilidade teve como base os indicadores relacionados à densidade populacional, rendimento médio e proximidade com as unidades escolares de nível fundamental da rede pública municipal.

“Faz parte das diretrizes da gestão do prefeito Eduardo Braide fomentar o desenvolvimento econômico e qualidade de vida aos ludovicenses, a partir de soluções tecnológicas e sustentáveis. Pensando nisso, estamos desenvolvendo esse projeto piloto visando a ampliação de acesso à internet em espaços de convivência pública, e sobretudo focado na promoção do desenvolvimento sustentável de São Luís”, destacou a secretária da Semispe, Verônica Pires.

O secretário da Semit, Diego Rodrigues, reforçou a importância do trabalho conjunto em favor de quem mora em São Luís. “A atuação das duas pastas contribui para que as ações sejam concluídas mais rapidamente. Indispensável para o sucesso do projeto e para que possamos entregar ações concretas para a população. É prioridade da gestão buscar soluções inteligentes para melhorar a eficiência da gestão pública e a qualidade de vida das pessoas”, apontou Rodrigues.

A assessora de Cidades Inteligentes da Semispe, Patrícia Trinta, falou sobre a importância de políticas públicas serem baseadas em dados. “O uso de indicadores na seleção da praça para o projeto piloto possibilita que as ações de inovação e de sustentabilidade sejam mais assertivas e direcionadas para o bem-estar social, cultural e econômico das pessoas”, pontuou Trinta.