Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeito Eduardo Braide entrega Quiosque do Caranguejo no Anel Viário

02/09/2023 19h58 - Atualizada em 06/09/2023 16h48
Secom

O prefeito Eduardo Braide inaugurou, neste sábado (2), o novo Quiosque do Caranguejo, na região do Anel Viário, como parte das celebrações dos 411 anos de São Luís. Essa ação faz parte do projeto de requalificação do Centro Histórico e foi executada com recursos próprios do Município, totalizando R$ 600 mil em investimentos.

A iniciativa representa um novo espaço público no coração de São Luís, proporcionando conforto, segurança e a oportunidade de adquirir produtos de qualidade e higiene, tanto para turistas, quanto para os moradores locais.

“Quando assumi a Prefeitura, esse terminal era só poeira e hoje, com a obra, temos um local requalificado que proporciona a quem trabalha e quem trafega por aqui mais conforto e acessibilidade. Além da obra na via, também entregamos os quiosques que faltavam e agora estamos entregando mais esse espaço, coberto e bem estruturado, uma obra completa, tanto do Quiosque do Caranguejo, como nos quiosques de coco. Isto possibilita geração de emprego e renda e incremento do turismo, fazendo de nossa cidade um lugar melhor para todos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Os serviços foram executados por meio das secretarias Municipais de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp). O projeto de urbanização da área foi elaborado para se integrar harmoniosamente à paisagem natural.

A Secretária de Semispe, Verônica P. Pires, explicou que o projeto foi concebido com base nas contribuições dos permissionários locais. A colaboração dos trabalhadores foi feita com base em conversas importantes e visitas in loco, para atender da melhor forma aos visitantes e também, às necessidades de cada quiosque e cada trabalhador.

“A gente tem a prerrogativa do prefeito Eduardo Braide de ouvir as pessoas, e foi isso que a Semispe fez. Esse projeto foi desenvolvido ouvindo esses permissionários, construindo com eles, a partir de conversas e das nossas visitas, para atender o que fosse possível e, hoje, graças a esse comprometimento do prefeito Eduardo Braide, entregamos esse espaço tão bonito e estruturado, que reflete o compromisso da administração municipal com a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento da região”, declarou a titular da Semispe, Verônica P. Pires.

O secretário da Semosp, David Col Debella, destacou que além de toda a infraestrutura concluída, a obra também incorpora uma política sustentável para lidar com os resíduos produzidos localmente. Ele explicou que o coco consumido no local será transformado em matéria orgânica, que posteriormente será usada como adubo para beneficiar a agricultura familiar em São Luís.

“A entrega de hoje é uma oportunidade para todas as pessoas que vão ocupar esse espaço terem, além de um local digno, limpo, um local que seja sustentável. Então é uma entrega sustentável”, disse o titular da Semosp, David Col Debella.

Os quiosques receberam uma nova estrutura em madeira, nova cobertura com telha metálica termoacústica, pontos de água e energia, além de uma bancada para cada ponto de venda de caranguejo, o que facilita a higienização dos produtos e a comercialização. Ao todo, foram seis quiosques entregues entre reformados e mais dois construídos. A requalificação contemplou, também, todo o entorno com nova pavimentação, rota acessível, paisagismo e iluminação em LED.

Monumento

O espaço também ganhou o monumento de um caranguejo bebendo água de coco, simbolizando os produtos característicos do local. Essa adição não apenas contribuiu para a estética do espaço, mas também o tornou um ponto de referência para os moradores e visitantes, destacando a cultura e os produtos locais de forma artística e bem-humorada.

Vendedores, moradores do entorno e visitantes aprovaram o novo espaço. É o caso de João Paiva, vendedor de água de coco com uma longa história no local.

“Trabalho aqui desde 2001 e estou tirando daqui nosso sustento dignamente, e essa reforma foi uma maravilha. Parabenizo o trabalho da Prefeitura que fez essa obra maravilhosa para a gente, para os permissionários, e também, para a população de São Luís”, declarou.

Outro vendedor, Ailton Assunção, que se dedica à venda de caranguejos, destacou a importância da reforma para garantir a segurança dos vendedores e a qualidade dos produtos comercializados no local.

“Comecei a trabalhar aqui com meu pai, há 45 anos. Há muito tempo que a gente esperava por essa reforma e nosso prefeito Braide agora cumpriu o compromisso assumido com a gente”.

Beto Soares, frequentador do espaço, garantiu a selfie com o monumento do caranguejo. “O espaço ficou melhor, mais organizado e muito mais bonito”, destacou.

Os vereadores Daniel Oliveira (PL) e o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, prestigiaram a solenidade de entrega.

“Cada espaço urbanizado na cidade traz vida, alegria e entusiasmo, que se traduzem em prosperidade. O prefeito Eduardo Braide realizou um trabalho de resgate incrível, quebrando 30 anos de demandas reprimidas por causa de gestores que pensavam apenas em si mesmos. Em cada inauguração, reafirmo que a gestão do prefeito Eduardo Braide traz resultados positivos para toda a sociedade", disse o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas.

“Hoje é um dia de grande felicidade, com mais uma obra entregue pela Prefeitura de São Luís. Quero compartilhar que o ludovicense raiz já aproveitou para saborear uma água de coco e adquirir um caranguejo aqui. Esta ação valoriza nossa região e nosso Centro. São ações como essas que enriquecem nossa cidade, e estou certo de que São Luís está no caminho certo sob a liderança do prefeito Braide", declarou Daniel Oliveira.

Também estiveram presentes na solenidade de entrega do novo espaço no Anel Viário o secretário de Cultura (Secult), Marco Duailibe; o procurador-geral do Município, Sérgio Motta; Maurício Itapary, subprefeito do Centro Histórico; e as equipes da Semosp, Semispe, vendedores e população em geral.