Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeitura de São Luís participa da II Semana Internacional da Diplomacia de Cidades, em São Paulo

28/08/2023 17h51 - Atualizada em 02/09/2023 13h16

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), participou, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, da II Semana Internacional de Diplomacia de Cidades, promovida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo.

O evento reuniu representantes de mais de 30 cidades brasileiras, que votaram em Assembleia Geral a refundação do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari), que estava inativo desde 2018.

A II Semana Internacional de Diplomacia de Cidades trouxe uma vasta programação com intercâmbio de experiências e debates sobre o passado, presente e futuro das relações internacionais subnacionais, bem como o papel dos municípios na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos Acordos de Clima e de Biodiversidade, pautas citadas na Carta de São Paulo lançada no âmbito do Fonari.

O evento também serviu para aproximar os gestores municipais de relações internacionais, representações diplomáticas, representantes de agências de cooperação e de organismos internacionais, redes de cidades, Governo Federal e outras instituições relevantes.

Com ativação do Fonari, São Luís participa como uma das capitais do Nordeste que são membros desta associação brasileira, sem fins lucrativos, voltada para a diplomacia de cidades, composta por gestores técnicos e políticos atuantes nas relações internacionais e áreas correlatas de municípios brasileiros.

“A Constituição ignora que as cidades são atores cada vez mais relevantes no cenário internacional. É como se os governos locais simplesmente não existissem na interlocução entre o Brasil e o mundo, o que é totalmente fora da realidade”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy.

O Fonari vai atuar junto ao Governo Federal e o Congresso Nacional para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema. Além do debate em torno da legislação, a Carta de São Paulo defende a democracia, a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável.

“Buscamos a melhoria das condições de vida dos cidadãos, enfrentando os desafios atuais e preparando nossas cidades para um futuro mais inclusivo, justo e sustentável”, diz o documento.

“Este evento não apenas oferece uma plataforma única para o intercâmbio de conhecimento e experiências entre municípios de todo o mundo, mas também destaca a posição crucial que nossa cidade ocupa no cenário global. Representar a Prefeitura de São Luís na Semana de Diplomacia é uma oportunidade valiosa para estabelecer conexões estratégicas com outras cidades no Brasil e no mundo. O Fonari, por sua vez, tem um peso muito importante para proporcionar o compartilhamento de boas práticas e possíveis cooperações no âmbito da paradiplomacia e buscar soluções conjuntas para os desafios das grandes cidades”, destacou Brenda Izídio, superintendente da Agenda 2030 da Semispe.