Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeitura de São Luís movimenta setores criativos com vasta programação no Dia Mundial da Criatividade

24/04/2023 18h06 - Atualizada em 05/05/2023 18h49

Durante os dias 20 e 21 de abril, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e o Word Creativity Day realizaram uma vasta programação nos territórios criativos Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Liberdade e Coroadinho.

Integrando a programação do festival, foram realizadas rodas de conversas com o tema “Territórios Criativos: a criatividade no enfrentamento à desigualdade social”, em parceria com criativos e organizações sociais destes quatro territórios da cidade.

A parceria entre a Prefeitura de São Luís e as comunidades promoveu diálogos sobre as estratégias criativas presentes nas comunidades envolvidas e sua importância no enfretamento da desigualdade social, por meio de temas como tecnologias tradicionais e artísticas, inovação social, economia do axé, afro-empreendedorismo, direitos humanos, diversidade cultural, arte-educação, comunicação, esporte e educação.

Atividades culturais também fizeram parte da programação. Os grupos locais realizaram aulão de percussão, feira criativa, desfile sustentável e roda de tambor de crioula com intuito de fortalecer o papel social de suas tecnologias artísticas e culturais.

A secretária Verônica P. Pires destacou que a iniciativa reforça a valorização das manifestações culturais locais e sua contribuição no enfrentamento da desigualdade social.

“A programação diversificada ofereceu oportunidades para diálogos e trocas de experiências entre os criativos e organizações sociais presentes nos territórios criativos, fomentando a inovação social e o afro-empreendedorismo. Esse evento foi uma iniciativa relevante para destacar a importância da criatividade como ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse.