Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeitura de São Luís e Sebrae promovem capacitação de empreendedores do setor criativo

06/10/2021 10h43 - Atualizada em 22/11/2021 14h44
Secom

Empreendedores dos setores de criatividade e de impacto social de São Luís poderão submeter seus projetos para seleção de 30 iniciativas para Jornada de Modelagem de Negócios Criativos e de Impacto Social. A ação será realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA).

Os empreendimentos devem estar em fase de planejamento e prospecção de seus propósitos, atuando em segmentos como cultura, turismo, comunicação, mídias digitais, meio ambiente, sustentabilidade, educação, inovação e tecnologia. O formulário de inscrição e submissão dos empreendimentos está disponível no link, https://forms.gle/Tw8gfLgVU1ha1Fh3A, na página do instagram da Semispe. 

“Seguindo a determinação do prefeito Eduardo Braide, estamos promovendo ações de qualificação para setores de criatividade e inovação de São Luís com o intuito de contribuir com o desenvolvimento econômico da cidade. Nosso objetivo é construir uma São Luís melhor com soluções criativas, sustentáveis e inteligentes”, ressalta a secretária da Semispe, Verônica P. Pires. 

A Jornada de Modelagem de Negócios Criativos e de Impacto Social tem como objetivo principal promover a inclusão produtiva de empreendedores mulheres, jovens, LGBTs, pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas, moradores de áreas de vulnerabilidade social, periferia e Zona Rural, através de metodologias que promovam a cultura inovadora e soluções criativas para setores de consumo e distribuição de bens e serviços. 

A jornada terá duração de aproximadamente três meses, com início no dia 18 de outubro de 2021 e término previsto para o dia 4 de dezembro de 2021. Os empreendedores selecionados passarão por etapas de alinhamento dos propósitos de seus empreendimentos, desenvolvendo estratégias para o desenvolvimento dos projetos com foco na sustentabilidade e na atuação colaborativa e em rede. 

Os encontros, de forma presencial e on-line, serão realizados no SebraeLab, espaço de inovação do Sebrae/MA, com participação de consultores e especialistas em diversas áreas da economia criativa, inovação e tecnologia. 

Durante, e ao final do processo, a Semispe fará a medição do impacto da ação para cada empreendimento, apontando possíveis caminhos e estratégias para que os empreendedores possam alavancar os projetos de modelagem dos seus negócios de forma produtiva e inovadora.