Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeitura e Sebrae/MA avançam com capacitação de comerciantes do programa de Revitalização do Centro Histórico

31/08/2021 21h55 - Atualizada em 02/09/2021 13h41

Os comerciantes contemplados pelo Programa de Revitalização do Centro Histórico seguem participando dos cursos e oficinas de Marketing Digital que estão sendo oferecidos pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA). O objetivo é incentivar a categoria a aumentar as oportunidades de expansão dos seus negócios.

Na ação desta semana, permissionários do segundo ciclo de atividades estão recebendo as capacitações. Nesta etapa, estão sendo beneficiados proprietários dos pequenos negócios das áreas da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia, Fonte do Bispo e do Centro Histórico.

“Seguindo a determinação do prefeito Eduardo Braide, a Semispe está promovendo a qualificação de espaços físicos da nossa cidade, mas também proporcionando melhorias aos trabalhadores das áreas requalificadas. Nosso objetivo é construir uma São Luís melhor com soluções criativas, sustentáveis e inteligentes”, ressalta a secretária Verônica P. Pires.

As aulas de Marketing Digital foram realizadas por um período de dois dias, contemplando uma carga horária de oito horas, garantindo um total aproveitamento das aulas ministradas por profissionais do Sebrae Maranhão. O treinamento engloba temas como a importância da apresentação dos seus negócios, metas, promoção, introdução às mídias sociais e novos canais de comunicação.

Além das atividades sobre Empreendedorismo e Marketing Digital, os comerciantes também tiveram a oportunidade de realizar a formalização do Microempreendedor Individual (MEI) para garantir melhor gerenciamento de seus negócios e alcançar sucesso e maior rentabilidade.

“O Sebrae é parceiro da Prefeitura de São Luís nesta e em outras iniciativas que estão acontecendo. Com o São Luís Empreender, oportunizaremos mais qualidade de trabalho aos comerciantes, influenciando diretamente na valorização e expansão da economia local”, disse o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho.

O projeto São Luís Empreender é uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Semispe, com o Sebrae/MA que tem por objetivo promover a inclusão dos pequenos negócios existentes nas áreas revitalizadas do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís no mundo digital por meio de capacitação e mentoria.

Já o trabalho de capacitação profissional dos comerciantes é um dos pilares do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís. Estas ações têm sido contínuas durante todo o processo de requalificação das áreas.

“Trabalho na Praça da Saudade há mais de 30 anos, participei de todas as oficinas, e elas inspiram a gente a ampliar nossos negócios e fazer uma melhora no nosso trabalho”, afirmou Maria Cutrim, comerciante da Praça da Saudade.

Programa de Revitalização do Centro Histórico

O Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís visa a requalificação de espaços públicos que integram a parte histórica da cidade. As ações, que compreendem reformas e trabalho socioambiental, contribuem para o desenvolvimento sustentável do local por meio de atividades estratégicas que ativam os processos de revitalização urbana, cultural, socioeconômica e de habitação.