Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeito Eduardo Braide vistoria obras do programa Centro Acessível, no bairro Praia Grande

26/08/2021 09h11 - Atualizada em 28/08/2021 11h40
Secom

Com o objetivo de garantir um espaço mais inclusivo para maranhenses e turistas com deficiência física ou mobilidade reduzida, a Prefeitura de São Luís avança com as obras do programa Centro Acessível, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe). O projeto, inédito na capital maranhense, integra a política de acessibilidade e atenção à pessoa com deficiência presente na gestão do prefeito Eduardo Braide, que vistoriou as obras nesta quarta-feira (25). 

“Estamos adaptando o nosso Centro Histórico para garantir que todas as pessoas possam frequentá-lo com segurança e conforto. Este trabalho está sendo executado ouvindo as sugestões dos principais interessados, que são as pessoas com deficiência. Com isso, São Luís será uma cidade mais inclusiva e, consequentemente, mais humana. O programa Centro Acessível é um dos investimentos que já estão em execução na área histórica da nossa cidade, para preservar o nosso patrimônio e fazer com que o Centro Histórico seja cada vez mais visitado”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da titular da Semispe, Verônica P. Pires; e do titular da Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (Semeped), Carlivan Braga. 

As obras seguem a todo o vapor e algumas intervenções já estão na reta final. Dentre elas, está a instalação do piso intertravado no estacionamento da Praia Grande; instalação das travessias elevadas nas ruas Portugal e da Alfândega, Beco Catarina Mina e Travessa Boa Ventura.

De acordo com a Semispe, cerca de 52% das obras já estão concluídas. Ao todo, estão sendo investidos R$ 1.627.951,54 na adequação de ruas, calçadas e pontos turísticos. 

“Sob a gestão do prefeito Eduardo Braide, estamos construindo uma São Luís melhor, e o Programa Centro Acessível faz parte deste trabalho. As intervenções de acessibilidade que estão sendo executadas contemplam todo o perímetro que compreende a Travessa Boa Ventura, a Rua da Estrela e Rua Portugal, e ao final do projeto, entregaremos um Centro Histórico acessível a todos, não só maranhenses como também aos turistas”, disse Verônica P. Pires. 

Um dos destaques do programa é a instalação de uma rampa que dará acesso ao Beco dos Catraeiros. O espaço já está com as obras avançadas e em fase de concretagem da nova laje do sistema de drenagem existente no local, que ganhará uma escada de acesso ao beco e uma rampa lateral. Além disso, os passeios da Rua da Boa Ventura, do estacionamento da Praia Grande, na lateral do prédio 152 da Rua Portugal também estão passando por melhorias estruturais. 

Carlivan Braga destaca que a obra é um marco na gestão do prefeito Eduardo Braide, já que coloca em pauta a importância de políticas voltadas às pessoas com deficiência, antes inexistentes em São Luís.

“Em sete meses de gestão, o prefeito Eduardo Braide vem mostrando que tem uma política forte voltada para as pessoas com deficiência. Há muitos anos, as pessoas com deficiência têm tentado acessar as áreas do Centro Histórico, restaurantes, áreas de lazer, mas não conseguem. E agora, com essas adaptações nos espaços, com certeza a pessoa com deficiência e outras com essa mobilidade reduzida terão acesso”, disse. 

Centro Acessível 

O projeto do Centro Acessível também vai contemplar inúmeras intervenções que devem proporcionar mais segurança e conforto às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e baixa visão. Os espaços vão contar com piso podotátil, facilitando a travessia pelas ruas da região histórica. 

Estão sendo implementadas rotas acessíveis com a construção de rampas e piso tátil; elevação de travessias de pedestres; alargamento e rebaixamento de passeios; implantação de lixeiras, bicicletários; reforma e construção de banheiros públicos acessíveis; sinalização vertical e horizontal em braile, e melhoria da iluminação, paisagismo e retirada de obstáculos.

Políticas para pessoas com deficiência 

Além do programa Centro Acessível, a Prefeitura de São Luís reforça, com outros projetos de infraestrutura, intervenções voltadas à garantia de direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Exemplo disso é a adequação dos casarões históricos que fazem parte do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, que foram sorteados para moradores residentes dos bairros Desterro, Portinho e Praia Grande. Dos contemplados, dois são para pessoas com deficiência.

Investimento no Centro Histórico 

A gestão do prefeito Eduardo Braide vem fazendo importantes investimentos no Centro Histórico de São Luís para recuperar, preservar e valorizar o acervo arquitetônico reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1997. 

Estão em execução as obras de requalificação da Rua do Giz, eleita uma das seis mais bonitas do Brasil pela revista de arquitetura Casa Vogue, e a recuperação da Fonte do Ribeirão. Também já foram sorteados e serão entregues em breve 22 moradias sociais construídas após a recuperação dos casarões nº 195, na Rua da Palma, e 445, na Rua do Giz.