Eduardo Braide é empossado para seu segundo mandato como prefeito de São Luís
Secom
Durante sessão solene, realizada pela Câmara Municipal de São Luís, no auditório da Fiema, na tarde dessa quarta-feira (1º), o prefeito Eduardo Braide foi empossado para seu segundo mandato a frente da Prefeitura de São Luís. Na oportunidade, também, foram empossados 31 vereadores, eleitos no pleito de 2024.
Em seu discurso de posse, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância da união de todos os poderes, em prol do melhor para a população de São Luís.
“Quando assumi o meu primeiro mandato como prefeito de São Luís, o momento que vivíamos era outro. Enfrentávamos a pandemia e, praticamente, o primeiro ano inteiro da nossa gestão foi voltado para fazermos o enfrentamento e salvarmos vidas, por meio da vacinação. Ao assumir meu segundo mandato, confiado por Deus e pelo povo de São Luís, a gente encontra uma situação diferente, com as contas do município equilibradas, sem uma pandemia para enfrentar e já temos vários projetos estruturantes em andamento. Portanto, agradeço de forma muito honrada a cada voto de confiança que recebi dos mais de 400 mil ludovicenses, nas eleições de 6 de outubro. O ano novo carrega uma esperança da mesma forma que um novo mandato, quando ela é renovada. Antes, nós tivemos que nos unir para enfrentarmos o vírus e agora eu conclamo a todos para que esta união seja voltada para o trabalho e para o bem do povo de São Luís. Portanto, eu acredito que, ao se falar em união e em se trabalhar pelo povo, há uma receita muito simples: todas as vezes que o bem comum e os interesses da população estiverem à frente de qualquer outro interesse, não tenho dúvida nenhuma que trabalharemos unidos, visando o melhor para a nossa capital”, enfatizou o prefeito Eduardo Braide.
A vice-prefeita Esmênia Miranda ressaltou a votação expressiva nas últimas eleições, como reflexo da confiança da população no trabalho que vem sendo realizado pela gestão.
“Nós agradecemos muito a população de São Luís por esse voto de confiança e a retribuição, com certeza, que podemos dar, é mais trabalho. Neste 2025, teremos muita coisa boa acontecendo na nossa gestão, programas que deram certo, que vão ter continuidade, com o Asfalto Novo, São Luís no LED, o programa Escola Nova, com a reforma das escolas, que já estão acontecendo. Enquanto a gente está no recesso, as reformas estão continuando para entregarmos logo no começo do ano. Então, realmente a palavra, a expectativa para a próxima gestão, é muito mais trabalho”, frisou a vice-prefeita, Esmênia Miranda.
A solenidade, presidida pelo vereador Astro de Ogum (PC do B), contou com a presença de autoridades importantes, como o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Antônio de Moraes Rego Gaspar; presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Paulo Velten; os deputados federais Cleber Verde e Fábio Macedo; o comandante do 24º Batalhão Infantaria de Selva (24º BIS), tenente-coronel João Carlos Duque; os deputados estaduais Osmar Filho e Neto Evangelista; o procurador-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Danilo José de Castro Ferreira; e o presidente do MDB, Marcos Brandão.
O primeiro momento foi marcado pela posse dos 31 vereadores eleitos. Após prestarem juramento, eles foram declarados empossados para o quadriênio 2025 a 2028.
Logo em seguida, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, com o vereador Paulo Victor sendo reeleito presidente.
Posse do Poder Executivo
Ao final da eleição da mesa diretora, teve início o protocolo de posse do Poder Executivo. O prefeito Eduardo Braide e a vice-prefeita Esmênia Miranda apresentaram, respectivamente, seus documentos de diplomação e declaração de bens.
O prefeito e a vice-prefeita foram chamados para fazerem seus juramentos, de forma individual e, em seguida, foram declarados empossados pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor. Logo depois, foram feitas as leituras dos termos de posse, seguidas pela assinatura do livro de posse. O prefeito foi convidado a compor a mesa da solenidade, e depois discursou para os presentes.
O ex-secretário municipal de Saúde, agora eleito vereador de São Luís, Dr. Joel Nunes (PSD), falou sobre a responsabilidade de se buscar o que é melhor para São Luís.
“Assumir este mandato é uma honra indescritível e uma grande responsabilidade. Quero agradecer a Deus, à minha família, e a cada cidadão que confiou em mim para representá-lo. Meu compromisso é com um trabalho sério, ético e dedicado, sempre buscando o melhor para São Luís e para o nosso povo”, disse Dr. Joel
O também vereador eleito para seu primeiro mandato, Douglas Pinto, falou sobre suas expectativas e sobre a certeza de que São Luís continuará avançando no segundo mandato do prefeito Eduardo Braide.
“Eu tive a maior votação da história de São Luís e isso me enche de responsabilidade, e é esse o meu foco, é esse o meu norte. Em relação ao prefeito de São Luís, a gente pode esperar que venha muita obra boa para nossa cidade. O prefeito Eduardo Braide tem o perfil administrativo para fazer de forma correta, para tomar a iniciativa certa; e num tempo que todo mundo ficou surpreso com uma obra boa, como foi o elevado na entrada da cidade. Vamos esperar as outras grandes melhorias que ele já anunciou para a cidade. Eu, como morador de São Luís, fico muito feliz e sendo da base do prefeito, estou ainda mais orgulhoso dessa administração”, declarou Douglas Pinto.
Também estiveram presentes na solenidade os secretários Emílio Murad (Segov/Secom), Alessandra Pontes (Semapa), Caroline Marques (Semed), David Col Debella (Semosp), Dilmar Araújo (Semsa), Diego Rodrigues (SMTT), Érica Garreto (Semurh), Felipe Falcão (Semit), Ana Carolina Mitri (Semus), José Azzolini (Semfaz), Karla Lima (Semmam), Maria Rocha (Semeped), Márcio Andrade (Semap), Maurício Itapary (Secult), Marcos Affonso (Semusc), Octávio Gomes (Semad), Romário Barros (Semdel), Simão Cirineu (Seplan), Verônica Pires (Semispe), Júnior Vieira (Semcas); além de Kátia Bogéa (Fumph), Felipe Mussalém (Amdes), o subprefeito da Zona Rural, João Francisco; Manuela Oliveira (Ipam), Patrícia Trinta (Incid), Sérgio Motta (CGM), Valdélia Campos Silva (PGM), Walber Pereira (Impur) e Silvana Carla Costa (CPL).
Entrega da faixa
Após a cerimônia de posse, realizada pela Câmara Municipal, Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama Graziela Braide, e da vice-prefeita Esmênia Miranda, se dirigiu até à sede da Prefeitura de São Luís, onde recebeu a faixa de prefeito de São Luís.
Em um gesto muito significativo, o prefeito de São Luís recebeu a faixa de três servidores públicos.
Dayana Silva Vieira é guarda municipal, nomeada após passar em concurso público realizado pelo prefeito Eduardo Braide. Já Luís Machado Quadros é um dos funcionários mais antigos da Prefeitura de São Luís. Por fim, Natanael Lopes Costa, que é agente de limpeza, classe de trabalhadores bastante respeitada pelo prefeito Braide.
A população acompanhou o ato simbólico e teve a possibilidade de entrar no Palácio de La Ravardière, para fazer fotos ao lado do prefeito e da vice-prefeita.