Secretaria Municipal de Governo

Eduardo Braide vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

04/05/2022 11h47 - Atualizada em 12/05/2022 09h46

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, foi vencedor do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Etapa Maranhão, na categoria estreante “Cidade Empreendedora”. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de terça-feira (3), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana. “São Luís Cidade Empreendedora” foi o projeto que lhe rendeu protagonismo na categoria, concorrida por outros dois prefeitos maranhenses.

O projeto “São Luís Cidade Empreendedora”, que rendeu o prêmio de Prefeito Empreendedor a Eduardo Braide tem ações desenvolvidas tanto pela Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes) - com o São Luís + Empreendedora, quanto pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) - com o Portal de Compras da Agricultura Familiar.

A primeira tem proporcionado aos empreendedores, e a quem deseja empreender, os conhecimentos necessários para o sucesso do próprio negócio. Já a segunda tem permitido que os produtos da agricultura familiar façam cada vez mais parte da vida ludovicense.

“O troféu de Prefeito Empreendedor é um reconhecimento aos empreendedores, àqueles que acreditam e têm a coragem de empreender em São Luís. É um reconhecimento a todos os que procuram por capacitação junto ao São Luís + Empreendedora, que visa gerar renda para as pessoas, auxiliando e incentivando a abertura de suas empresas. É um reconhecimento ainda maior aos nossos agricultores familiares, que estão conquistando cada vez mais espaço, com suas produções, em nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

Também acompanharam o gestor municipal, os secretários Liviomar Macatrão (Semapa); Verônica P. Pires (Semispe); Sabrina Martins, adjunta da Setur; o presidente da Amdes, Felipe Mussalém; e a presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Érica Garreto.

O prefeito de São Luís também foi um dos finalistas homenageados na categoria “Marketing Territorial e Setores Econômicos”.

O prêmio

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, “o Prêmio Prefeito Empreendedor vem para valorizar e reconhecer a importância de iniciativas que geram resultados de curto, médio e longo prazos; que proporcionarão mudanças significativas para o desenvolvimento local” e a instituição  apoia a inserção do empreendedorismo na gestão municipal justamente “por entender que um gestor, com uma postura empreendedora, faz a diferença e contribui para que o município avance” e se desenvolva de forma sustentável.

Na etapa maranhense do prêmio, 14 prefeitos foram finalistas, dos 72 inscritos. Ambos foram avaliados por técnicos do Sebrae, consultores especializados, e instituições com conhecimento nas categorias desta edição, como Tribunal de Contas do Estado (TCE); Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA); Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entre outros.