Secretaria Municipal de Governo

Prefeito Eduardo Braide participa da abertura do Círio de Nazaré no Cohatrac

08/10/2021 10h56 - Atualizada em 13/10/2021 14h22

O Círio de Nazaré teve seus festejos iniciados na noite desta quinta-feira (7), com missa campal na Praça do Cohatrac, e contou com a presença do prefeito Eduardo Braide e da primeira-dama, Graziela Braide. Para celebrar a abertura da programação, que tem duração de 11 dias e atrai milhares de fiéis de todo o Maranhão, a Prefeitura de São Luís fixou placas de identificação na antiga Avenida Leste Oeste, que passa em frente ao santuário, reconhecendo-a como Avenida Nossa Senhora de Nazaré, com base na Lei nº 3.929 de 15 de agosto de 2000.

“O Círio de Nazaré é, hoje, uma das principais e maiores festas do Maranhão. É uma festa de luz, fé, devoção e que venho acompanhando há muitos anos. É fruto de um trabalho de uma comunidade que merece todo o nosso reconhecimento. Por isso, a instalação de placas pela antiga Avenida Leste Oeste, agora Avenida Nossa Senhora de Nazaré, é uma justa homenagem a todos os que fazem essa festa tão grandiosa, que é o Círio de Nazaré”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

As atividades do Círio deste ano partem do tema Círio de Nazaré - Santuário da Luz e do lema: “Teu pai e eu te procurávamos aflitos” (Lc 2,48), que orientarão todo o evento.

“Busca-se, com essa temática, refletir sobre as diversas situações que desafiam a vida de todos nós, realidades difíceis que se assemelham às trevas: violência, pobreza, injustiça social”, explicou o reitor do Santuário, padre Flávio Colins, que agradeceu ao prefeito Eduardo Braide e ao secretário municipal de Comunicação, Igor Almeida, pelas placas de indicativas da Avenida Nossa Senhora de Nazaré.

"Hoje, logo cedo, o Igor Almeida, secretário de comunicação do município, mandou uma foto, uma foto bonita, de uma placa reconhecendo a Avenida Nossa Senhora de Nazaré; um presente da Prefeitura de São Luís, da gestão atual, para o nosso Círio, considerando uma lei que existia desde 2000 e que competia à Prefeitura Municipal fazer a fixação das placas indicativas. E hoje, 7 de outubro de 2021, colocadas as placas, finalmente Avenida Nossa Senhora de Nazaré. Por isso, obrigado ao prefeito Eduardo Braide que sempre nos apoiou”, completou.

De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Igor Almeida, a fixação de placas indicativas na Avenida Nossa Senhora de Nazaré trata-se de uma justa homenagem à comunidade do Cohatrac.

“A gente só fez justiça. A lei é de 2000, mas as placas nunca haviam sido colocadas na Avenida Nossa Senhora de Nazaré e eu me sinto muito feliz de fazer parte deste momento. A fixação das placas é uma justa homenagem a todos nós da comunidade do Cohatrac”, disse.

Esteve presente, também, no evento, acompanhando o prefeito Eduardo Braide, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro.

O Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré de 2021 foi lançado no dia 28 de junho, na data de Aniversário da Paróquia, como tradicionalmente acontece. Ao longo de 29 anos, este evento reúne milhares de pessoas que, motivadas pela fé em Cristo e devoção à sua mãe, a Virgem de Nazaré, vão às ruas em carreatas, romarias e procissões para render graças ao Deus da vida.

Este ano, o Círio de Nazaré acontece no período de 7 a 17 de outubro, de forma presencial e virtual. Devido à pandemia, o festejo será realizado com restrições e seguirá o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. Na programação constam: Terços da Alvorada, Adorações ao Santíssimo, programa Caminhos do Círio, missas diárias e carreatas.

As tradicionais Romaria, Procissão da Luz e Procissão de Encerramento serão substituídas por carreatas. Toda programação poderá ser acompanhada pelo canal do Santuário no YouTube: TV Santuário de Nazaré.