Secretaria Municipal de Governo

Prefeitura de São Luís e Câmara de Comércio Chinesa entregam brinquedos e alimentos para crianças da Unidade de Acolhimento

08/10/2021 10h33 - Atualizada em 13/10/2021 12h39

O presente do Dia das Crianças chegou antecipado na Unidade de Acolhimento Acolher e Amar, localizada no Cohatrac e mantida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social. Cada um dos 20 meninos e meninas acolhidos na unidade receberam, nesta quinta-feira (7), um kit com, pelo menos, cinco brinquedos, fruto da articulação da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) com a Câmara de Comércio Chinesa no Maranhão, que doou, ainda, cestas de alimentos.

A doação de brinquedos e alimentos faz parte das ações do Projeto Cuidar+, idealizado e coordenado pela primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, que acompanhou a entrega na unidade junto da titular da Semcas, Rosângela Bertoldo; do presidente da Câmara de Comércio Chinesa no Maranhão, Jianfei Lin e demais integrantes da entidade, além de servidores da Semispe, representando a titular da secretaria, Verônica P. Pires.

"Hoje é um dia de gratidão, um dia muito feliz. Recebemos da Câmara de Comércio Chinesa no Maranhão vários brinquedos para meninos e meninas e, também, cestas de alimentos, os quais trouxemos para essa ação em benefício da Unidade de Acolhimento Acolher e Amar. Essa ação é muito importante, pois estamos nos aproximando do Dia das Crianças, data em que todas elas gostam de receber presente, e o nosso objetivo é proporcionar, a cada uma, mais alegria", destacou a primeira-dama Graziela Braide, que também é voluntária da Semcas.

A ação foi possível a partir do contato do Consulado da China no Brasil, em Recife, com a Semispe, apresentando o interesse que a Câmara do Comércio Chinesa no Maranhão tinha em realizar a doação dos brinquedos e cestas básicas, e do estreitamento de São Luís durante um evento que celebrou o acordo das cidades-irmãs de Wuhan, na China.

As crianças acolhidas na Unidade de Acolhimento Acolher e Amar têm entre 01 e 12 anos. São meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, que se encontram na unidade por laços rompidos com seus familiares, por terem tido seus direitos violados, sido abusados sexualmente ou abandonados por outros motivos.

"São vários os motivos que trouxeram essas crianças para cá. Momentos como esse que estamos realizando aqui, hoje, são importantes para a alegria dessas crianças. A gente precisa fomentar esse tipo de ação nos abrigos da Prefeitura de São Luís, que são mantidos pela Semcas, para que elas tenham uma boa infância para que, quando crescerem, não lembrem apenas dos motivos que as trouxeram para o acolhimento", disse a secretária Rosângela Bertoldo, titular da Semcas.

Crianças mais felizes

Durante a estada das crianças na Unidade de Acolhimento Acolher e Amar, as equipes, compostas por assistentes sociais e psicólogos, dentre outros profissionais, também trabalham no sentido de preparar algum familiar - quando há o interesse - para a reinserção das crianças, que ficaram felizes com os brinquedos doados nesta quinta-feira.

O Adão, de 11 anos, por exemplo, deixou em evidência a alegria que sentiu ao receber o kit de brinquedo, composto por carrinhos, bola, e até um boneco, o mesmo que ele estava esperando. "Era um desses que eu queria, muito legal", expressou.

A reação do Adão em receber os brinquedos, assim como a das demais crianças em receber os kits durante a ação do Projeto Cuidar+, também deixou muito feliz o presidente da Câmara de Comércio Chinesa do Maranhão.

"A Câmara vai trabalhar muito mais para trazer não só serviços para o estado, mas, também, felicidade para os cidadãos", disse, acompanhado dos vice-presidentes da instituição, Sun Jiancong, Dazhi Du, Guohua Zheng; dos vice-secretários Zhang Kexun e Ceng Chumee; do diretor executivo Liu Wenquan; do supervisor Wu Xiaokang; dos diretores financeiro, Baodong Chen e das mulheres, Liu Lianping.