Secretaria Municipal de Governo

Prefeito Eduardo Braide se reúne com representantes do Sistema S e do IFMA para tratar de parcerias pela educação de São Luís

23/09/2021 14h18 - Atualizada em 25/09/2021 13h42
Secom

A gestão do prefeito Eduardo Braide tem buscado ampliar e formar novas parcerias com as mais diversas instituições e entidades ligadas ao poder público e a iniciativa privada para garantir benefícios à população de São Luís.

Entre as áreas onde já há importantes parcerias sendo realizadas, uma delas é a Educação. Para fortalecer este trabalho e agregar novas ações, na manhã desta quinta-feira (23), na sede da Prefeitura de São Luís, foi realizada reunião entre o chefe do Executivo Municipal, representantes do Sistema S, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

“A educação municipal teve os seus desafios ampliados por causa da pandemia da Covid-19. Desafios que começam desde a reestruturação da nossa rede de ensino, mas que passam também pelo setor pedagógico, de apoio e a nossa capacidade de inovar neste momento. E isso nós temos conseguido fazer com a implementação de uma série de ações que estão sendo realizadas nas nossas escolas com o retorno seguro das aulas de forma gradativa. Nestes nove meses de trabalho, temos ampliado as parcerias existentes e fechado novas. Por isso quero agradecer a todos os nossos parceiros presentes aqui hoje, que atenderam ao nosso convite, pois para fazer uma educação pública de qualidade é preciso trabalhar em conjunto”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

Atualmente, a Prefeitura de São Luís, por meio da Semed, tem parcerias com mais de 21 instituições da iniciativa privada, do terceiro setor e com outras esferas do poder público que beneficiam milhares de alunos e centenas de professores da rede municipal, agregando inovação e boas práticas ao ensino municipal de São Luís, reforçando as atividades educacionais que fortalecem o ensino-aprendizagem dos estudantes, auxiliam gestores escolares, professores e equipes da educação. 

O titular da Semed, Marco Moura, informou que a secretaria está agregando o maior número possível de parceiros em prol da educação de São Luís.

“São parceiros que temos buscado pela relevância, pela sua representatividade, além daqueles que têm nos procurado oferecendo o seu apoio, e que têm nos ajudado a resolver demandas da comunidade escolar. Hoje estamos aqui recebendo o Sebrae, Senac, Sesc, Senai, Sesi e IFMA e por meio deste trabalho conjunto estamos podendo planejar e equilibrar nossa rede da melhor forma possível com horizontes de futuro, dando nova robustez às ações da rede de ensino”, disse.

Prefeitura e Sebrae

Com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura tem feito um trabalho de inteligência de mercado com levantamento estatístico por meio do qual é desenvolvido o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em unidades de Educação Básica (UEBs) dos anos finais do ensino fundamental.

“O Sebrae já tem inúmeras parcerias com a Prefeitura de São Luís e este trabalho na área da educação é um dos que mais nos orgulha. Percebemos o empenho de toda a equipe da Prefeitura em avançar com o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que tem levado novas perspectivas de futuro para os estudantes da rede municipal de ensino. Acredito que ao longo dessa gestão muitas outras parcerias e convênios entre o Sebrae e a Prefeitura serão formalizadas”, afirmou Celso Gonçalo, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae.

Incentivo à educação profissional

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece cursos de iniciação à educação profissional para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial matriculados na rede municipal de ensino. Além disso, junto com a Semed, a instituição tem trabalhado em uma agenda de eventos educacionais de tecnologia e inovação com a participação de estudantes da rede municipal de ensino. 

O diretor regional do Senac, José Ahirton Batista Lopes, disse que é muito positiva a parceria com a Prefeitura.

“Por causa da pandemia, este retorno às aulas tem sido um aprendizado para todos nós, mas juntos podemos superar estes novos desafios que se apresentam. Nós do Senac estamos muito felizes por participarmos deste momento hoje e podermos ser parceiros da Prefeitura em prol da formação da nossa população”, comentou. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece cursos de iniciação à educação profissional para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial da rede de ensino municipal e oferta cursos de iniciação à educação profissional para as famílias das crianças das creches da Educação Infantil. 

“Para nós do Senai, manter essas parcerias é muito importante, pois elas garantem inclusão, que para nós é sinônimo de cidadania. Esta é a nossa forma de contribuir com a nossa cidade, buscando transformar a vida de pessoas que estavam excluídas do acesso ao conhecimento”, observou Raimundo Nonato, diretor Regional do Senai.

Integração entre cultura, saúde e saber

Com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), a Semed tem criado nas UEBs uma agenda de eventos de atividades educacionais nas áreas de arte e saúde, realizando oficinas de alimentação e nutrição para os produtores rurais.

“O Sesc tem como diretriz a educação como ação transformadora, por isso, é um orgulho para nós contribuir com a Prefeitura de São Luís nesta área. Defendemos que a educação não é apenas o ofício do saber, mas também a integração das linguagens, como a cultura e o saber. Estamos à disposição para que todos os nossos espaços sejam ocupados pelos estudantes da rede de São Luís”, assegurou Rutineia Amaral, diretora Regional do Sesc. 

A Semed também mantém parcerias com o Serviço Social da Indústria (Sesi) para a execução de atividades educacionais nas áreas da saúde bucal e nutricional, além de realizar processos formativos de apoio técnico-pedagógico aos formadores de gestores da secretaria. 

“Para o Sesi é uma satisfação fazer parte destes projetos, pois a educação é uma política pública extremamente complexa, pois necessita não apenas manter o professor em sala de aula e dar aos alunos condições de aprendizado, mas, sobretudo a implantação de políticas públicas integradas e transversais que pensem desde o ensino profissionalizante até o ambiente de aprendizado, que é a escola. Por isso, o Sesi reafirma sua disposição em trabalhar em conjunto com a Prefeitura de São Luís”, afirmou o superintendente Regional do Sesi, Diogo Diniz Lima.

Novas tecnologias de ensino

A parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) tem garantido, no canal TV IFMA, apoio técnico para veiculação dos conteúdos educativos e informacionais voltados à comunidade escolar. Também tem sido possível disponibilizar conhecimentos, tecnologias e parcerias voltados à elaboração do Projeto Piloto em Robótica e Cultura Maker para os alunos da rede municipal de ensino. 

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA, Clarisse Cordeiro Medeiros, destacou a importância deste trabalho.

“Por meio deste trabalho temos conseguido levar conhecimento e o conteúdo escolar para dentro da casa dos alunos com a TV IFMA e desenvolvido a cultura tecnológica, de inovação e da linguagem robótica, algo que não podemos mais deixar de pensar no mundo atual”, disse. 

Desde o início da gestão, o prefeito Eduardo Braide tem se reunido com representantes de entidades para garantir parcerias em prol da educação municipal. Na semana passada, ele se reuniu com representantes da Fundação Vale, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Ayrton Senna, Instituto Alcoa e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para ampliar as ações já em andamento e dialogar sobre novas propostas para fortalecer as políticas educacionais desenvolvidas pelo município.