Secretaria Municipal de Governo

Prefeito Eduardo Braide prestigia Procissão dos Orixás no dia do aniversário de 409 anos de São Luís 

09/09/2021 00h39 - Atualizada em 11/09/2021 10h54
Secom

Considerado um dos eventos religiosos mais tradicionais do mês de setembro, a Procissão dos Orixás atraiu seguidores de religiões de matriz africana à Praça Dom Pedro II, nesta quarta-feira (8), dia em que São Luís completa 409 anos. O cortejo, que percorre várias ruas do Centro Histórico e acontece há mais de seis décadas na capital, foi prestigiado pelo prefeito Eduardo Braide e é uma promoção da Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros do Maranhão (FUCABMA) com o apoio da Prefeitura de São Luís. 

"Respeitar e ser tolerante é uma obrigação de todos. São Luís é a capital de todos os ludovicenses e todas as ludovicenses. Eu me orgulho muito da oportunidade que o povo de São Luís me deu de cuidar das pessoas e é por isso que estou aqui, para deixar bem claro que não concordamos com nenhum tipo de intolerância, para que fique bem claro que a cidade é de todas as pessoas que amam e querem o bem de São Luís", destacou o prefeito Eduardo Braide durante discurso. 

A procissão teve início às 17h30, com saída da Praça Dom Pedro II em direção à Igreja do Desterro, percorrendo várias ruas do Centro Histórico de São Luís. Na ocasião, reuniram-se várias caravanas do interior do estado, todas com o mesmo objetivo: agradecer aos orixás, dentre os quais, Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Yemanjá, Xangô e Iansã, além de outras. 

A presidente da Fumph, Kátia Bogéa, ressaltou a tradição, a grandiosidade do evento e a temática escolhida para as celebrações deste ano. “A Procissão dos Orixás já sai há 60 anos, reunindo o povo de santo não só de São Luís, mas de diversos municípios do estado do Maranhão, como Codó e Bacabal. Este ano, o evento traz um tema muito importante e forte porque prega o respeito às religiões e destaca a luta contra o racismo religioso e a intolerância religiosa”, disse. 

Durante o cortejo, que teve como percurso as ruas dos Afogados, Egito e Palma, até chegarem ao Largo do Desterro, muitos pais e mães de Santo, dentre os demais seguidores, entoaram cânticos e carregaram balões branco em sinônimo de paz, alvo de um dos principais pedidos nesta edição da procissão, assim como saúde e tolerância às religiões de matriz africana, necessárias para que todos possam se manifestar religiosamente sem que sejam julgados por pessoas de crenças diferentes. 

A Procissão dos Orixás aconteceu este ano por causa do avanço da vacinação contra o novo coronavírus, como frisou o vereador e presidente licenciado da FUCABMA, Astro de Ogum.

"Quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, a Jesus Cristo e todos os santos. Foi muito difícil a gente fazer esse evento esse ano, por causa da pandemia, mas fizemos acreditando no prefeito Eduardo Braide que avançou na vacinação da população", enalteceu. 

O momento de fé e devoção deixou felizes todos os que participaram, como o universitário Vinícius Santana, de 24 anos, que segue a Umbanda há, pelo menos, uma década.

"Tem cerca de 10 anos que eu sigo a Umbanda, uma das religiões africanas mais populares que existe no país. A Procissão dos Orixás é muito importante para todos os filhos de santo, porque ela nos possibilita sair às ruas para agradecer e defender aquilo que a gente acredita, bem como exigir tolerância e respeito, pois sabemos que ainda existe muito estigma diante dessa nossa manifestação, mas que, como qualquer outra, é legítima e precisa ser respeitada".