Secretaria Municipal de Governo

Prefeito Eduardo Braide participa de celebração de Corpus Christi da Arquidiocese de São Luís

03/06/2021 14h56 - Atualizada em 04/06/2021 17h56

O prefeito Eduardo Braide participou da missa solene em celebração a Corpus Christi nesta quinta-feira (3). Com o tema “Eucaristia, Vida e Missão. Para todas as fomes: pão”, a celebração realizada no Santuário de São José de Ribamar, organizada pela Arquidiocese Metropolitana de São Luís, propôs uma tomada de atitude concreta diante de todas as dificuldades vivenciadas na atualidade. Neste ano, devido ao cenário de pandemia da Covid-19, o evento foi adaptado para permitir que a sociedade em geral participasse de forma segura direto de suas casas.

“Estou muito grato de participar, mais uma vez, deste momento de oração e reflexão. Este é um momento de comunhão, de demonstração do nosso amor ao próximo e também para pedir forças e sabedoria para continuarmos gerindo nossa cidade da forma correta e para superarmos essa pandemia e os demais desafios que precisam ser enfrentados para melhorar a vida da nossa gente”, destacou o prefeito.

A celebração foi presidida pelo arcebispo emérito Dom José Belisário da Silva e teve como convidados os vigários forâneos, coordenadores arquidiocesanos de grupos, movimentos, pastorais, serviços e novas comunidades.

“A vida é um dom, um presente, que deve ser recebido de forma individual por cada pessoa. A vida sempre deve ser celebrada ainda que seja considerada frágil e mesmo em meio às adversidades”, afirmou Dom Belisário.

O bispo emérito também falou do contexto da pandemia e das reflexões que devem ser feitas. “Em meio a este contesto de pandemia que o mundo está vivendo todos precisamos tomar consciência da fragilidade humana mesmo diante de todo o progresso científico e da medicina. A fé e a ciência precisam caminhar juntas para que possamos superar as dificuldades”, comentou.

Por conta da pandemia, a celebração no santuário foi com público restrito e transmitida ao vivo pela TV Nazaré (canal aberto 43.1), Rádio Educadora AM 560, e pelos canais do YouTube da Arquidiocese de São Luís e Santuário de São José de Ribamar.

A Solenidade de Corpus Christi 2021 está em consonância com a Ação Solidária Emergencial “É tempo de cuidar”, uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira, que tem o objetivo de ajudar a combater a fome no Brasil, ajudando famílias em situação de vulnerabilidade, diante da pandemia de Coronavírus.

A escolha do Santuário de São José de Ribamar para a celebração se deu porque o Papa Francisco dedicou o ano de 2021 a São José, em razão do 158º aniversário do decreto que o proclamou como Padroeiro Universal da Igreja.

Também participaram da celebração de Corpus Christi, autoridades da Grande Ilha, dentre eles, os vereadores de São Luís, Concita Pinto (PC do B) e Raimundo Penha (PDT).