Secretaria Municipal de Governança Solidária e Orçamento Participativo

Este subportal segue o novo modelo de identidade digital padrão do governo federal, que atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web, conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior deste subportal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados, a opção para alterar o contraste e link para esta página de acessibilidade. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do Portal.


Aumentar e diminuir fontes

O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) removeu o capítulo onde falava sobre as funcionalidades aumentar e diminuir fonte da barra de acessibilidade, pois os navegadores de internet já possuem estas funcionalidades nativas e são conhecidas pela maioria dos usuários.

Nos navegadores Chrome, Firefox, Internet Explorer e Opera use as seguintes combinações de teclas: segure as teclas Ctrl e + para aumentar; segure as teclas Ctrl e - para diminuir; segure as teclas Ctrl e 0 (zero) para que o nível de aproximação volte a 100%.

No Safari é possível alterar o zoom usando as combinações de teclas de atalho pressionando Command e + para aumentar, Command e - para diminuir e Command e 0 (zero) para voltar para o tamanho normal.


Redirecionando a site externo

Alguns links de serviços contidos no portal levam a uma página hospedada fora de nosso sítio. Essas páginas não contemplam a nossa política de acessibilidade.

Quando se tratar de um redirecionamento, o serviço estará etiquetado com a imagem de site externo ou com o texto (abre em outra janela).


Teclas de Atalho

Detalhamento

São teclas de acesso rápido a seções do conteúdo. Esse ambiente disponibiliza as teclas de atalho da seguinte forma:

Teclas
Descrição
1
Ir para o conteúdo.
2
Ir para o menu.
3
Ir para a busca.
4
Ir para o rodapé.

Como utilizar?

Para utilizar as teclas de atalho, existem comandos específicos de cada navegador:

Navegadores
Comando
Google Chrome
Alt + número
Mozilla Firefox
Alt + Shift + número
Internet Explorer
Alt + número
Opera
Shift + Escape + número
Safari
Option + número