Secretaria Municipal de Fazenda

Prefeitura de São Luís moderniza sistemas da Semfaz e agiliza atendimento ao contribuinte

31/08/2021 22h32 - Atualizada em 02/09/2021 14h13

A Prefeitura de São Luís tem trabalhado na modernização dos sistemas da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), com foco na celeridade do atendimento ao contribuinte. O órgão tem disponibilizado postos de atendimento descentralizados, espalhados pela capital e fortalecido os canais de comunicação on-line como WhatsApp e e-mail. O resultado destas mudanças tem sido a diminuição de filas nas unidades e o atendimento célere, com a resolução de diversas demandas com qualidade e agilidade.

Com o avanço na prestação de serviços, o contribuinte pode solucionar grande parte das suas demandas pela internet ou pelos canais de atendimento on-line.

“É uma ação planejada da Prefeitura e segue a determinação do prefeito Eduardo Braide pensando em facilitar a vida do contribuinte. Agora, o cidadão não precisa mais se deslocar até a sede da Semfaz ou a um dos postos de atendimento. Todos os serviços estão disponíveis nos nossos canais. Nosso atendimento, agora, além de mais célere, está sem filas”, disse o secretário municipal da Fazenda, José de Jesus do Rosário Azzolini.

No site da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br), o contribuinte pode buscar o serviço que tem interesse. “Hoje temos o atendimento on-line através dos nossos canais, seis postos de atendimento disponibilizados em diversos pontos da cidade e estamos ampliando os serviços via WhatsApp para que possamos, cada vez mais, prestar um serviço de fácil acesso ao contribuinte”, acrescentou o secretário Azzolini.

Novos pontos de atendimento

A abertura de novos postos de atendimento tem sido crucial para a diminuição das filas na sede da Semfaz e a celeridade no atendimento ao contribuinte. Nos oito primeiros meses de gestão, a Prefeitura de São Luís já inaugurou três novos postos de atendimento.

A empresária Laura Silva buscou um dos postos de atendimento da Semfaz. “Inicialmente pesquisei na internet sobre a Semfaz e vi que a secretaria tem diversos postos de atendimento, busquei o mais próximo da minha casa e fui até lá. Fui atendida rapidamente e fiquei muito satisfeita com o resultado”, afirmou.

A Semfaz vem trabalhando em prol de beneficiar o cidadão, facilitando o acesso ao fisco. Este ano, por exemplo, o atendimento do IPTU foi todo por meio de canais de atendimento on-line, através do WhatsApp, ligações e e-mail. Diversos serviços podem ser acessados ainda, pelo site da Semfaz, no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br.

Serviços Semfaz

No site da Semfaz, o contribuinte tem acesso a diversos serviços, dentre eles, consulta a inscrição do IPTU, emissão de certidão de regularidade fiscal, emissão de certidão positiva de débitos, consulta de dados cadastrais de imóveis, emissão de NFS-E, consulta de ITBI, ISS, Alvará e outros.

Outras informações, no site da Semfaz, em www.semfaz.saoluis.ma.gov.br ou pelos contatos: (98) 9 9156-0673 // 99162-9940, ou pelo e-mail info@semfaz.saoluis.ma.gov.br.

Atendimento presencial

Caso o contribuinte opte pelo atendimento presencial, pode buscar um dos postos de atendimento da Semfaz localizados em diversos pontos da capital. Confira:

• Setor de Atendimento da Semfaz (Avenida Kennedy, n° 1455) - De segunda a sexta-feira - das 8h às 16h
  • Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – Agendamento pelo site do Procon: De segunda-feira a sábado - das 9h às 21h
  • Viva Cidadão (Golden Shopping) – Agendamento pelo site do Procon: De terça-feira a sábado - das 9h às 21h
  • Viva Cidadão (Shopping Passeio – Cohatrac) – Agendamento pelo site do Procon: De segunda a sexta-feira - das 9h às 21h
  •  Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab) -  De segunda a sexta-feira - das 8h às 14h
  • Terminal de Integração do São Cristóvão – Agendamento pelo site do Procon: De segunda a sexta-feira - das 7h às 17h