Secretaria Municipal de Fazenda

Prefeito Eduardo Braide abre Semana do Meio Ambiente 2021

01/06/2021 15h52 - Atualizada em 17/06/2021 10h47
Secom

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, abriu, nesta terça-feira (1°), a Semana do Meio Ambiente 2021, no Parque do Bom Menino. Na ocasião, o prefeito lançou o programa Papel Zero para dar fim ao uso de papel na tramitação de processos no âmbito da administração municipal. Foi assinada, também, a Declaração de Comprometimento Ambiental para a adoção de diversas práticas sustentáveis nos órgãos municipais. 

“Desde o início da nossa gestão tenho dito que nosso compromisso é fazer de São Luís uma cidade inteligente, humana e sustentável. Todos os compromissos assumidos nesta manhã vão contribuir para este objetivo. Entre as diversas ações, vamos zerar o uso de papel nos processos da administração municipal até o fim deste ano entre outras práticas sustentáveis que já colocamos em prática como o Ponto Limpo entre outras. A preocupação com o meio ambiente precisa ser diária e vamos fazer nossa parte para incentivar a população”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

A Semana do Meio Ambiente 2021 tem como tema “Compromisso e Sustentabilidade”. A programação conta com diversas ações que serão realizadas até o domingo (06) com o objetivo de incentivar e promover a educação ambiental e a reflexão da população sobre a importância de adotar práticas sustentáveis que garantam a preservação do meio ambiente.

 

Papel Zero 

O lançamento do programa Papel Zero marcou o início das atividades em alusão a data. O objetivo é acabar com o uso de papel na tramitação dos processos nas secretarias e demais órgãos da administração municipal até o fim de 2021. Para isso, serão adotadas práticas processuais digitais e medidas em todos os órgãos e setores da Prefeitura de São Luís. 

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, afirmou que o trabalho da Prefeitura vai além das atividades que acontecerão nesta semana.

“Esta gestão tem a preocupação de trabalhar para fazer de São Luís uma cidade verde. Para isso, vamos trabalhar desde ações na educação infantil até novas práticas no dia a dia da administração para que toda a nossa população possa tomar consciência da importância de preservar o meio ambiente”, disse. 

Também foi assinada a Declaração de Comprometimento Ambiental com o objetivo de adoção de uma série de medidas sustentáveis nos órgãos da administração municipal para garantir a preservação do meio ambiente. Entre as medidas estão a destinação correta do resíduo sólido gerado por cada órgão, priorizando a reciclagem. 

Além do prefeito Eduardo Braide e da vice-prefeita, Esmênia Miranda, assinaram a declaração os secretários municipais de Governo, Enéas Fernandes; de Meio Ambiente, Karla Lima; o presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Junior; e o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Walber Pereira, representando todo o secretariado municipal.

Semana do Meio Ambiente 

Até o domingo (6), serão realizados workshops, treinamentos para os servidores da Semmam, ações na praia da cidade por meio do programa Orla Limpa entre outras para chamar a atenção da população para a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. 

Para marcar a abertura das atividades, aconteceu no Parque do Bom Menino o Plante Bem, ação de plantio de mudas para ampliar a arborização do local.

“Esta vai ser uma semana muito extensa e bem produtiva para pensar formas de preservar o meio ambiente e desenvolver ações sustentáveis na nossa cidade, envolvendo todos os órgãos da administração municipal, sobretudo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, principalmente, a nossa população”, afirmou a titular da Semmam, Karla Lima. 

Para ressaltar a importância da educação ambiental voltada para o público infantil foi inaugurada, no Parque do Bom Menino, a Sala Verde, que é um espaço lúdico voltado para a realização de atividades que incentivem as crianças a terem práticas mais sustentáveis e se tornem adultos mais conscientes. 

Também participaram da abertura da Semana de Meio Ambiente, os secretários municipais de Desenvolvimento Metropolitano, André Campos; Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro; de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; de Informação e Tecnologia, Diego Rodrigues; de Administração, Flávio Olímpio; de Comunicação, Joaquim Haickel; de Fazenda, José Azzolini; de Segurança Alimentar, Júnior Vieira; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; de Educação, Marco Moura; Assuntos Políticos, Márcio Andrade; de Cultura, Marco Duailibe; de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso; de Governança Solidária e Orçamento Participativo, Pavão Filho; de Desporto e Lazer, Ricardo Diniz; da Criança e Assistência Social, Rosângela Bertoldo; de Planejamento, Simão Cirineu; de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires. 

Os presidentes do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural, Erica Garreto; da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Felipe Mussalém; da Fundação do Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa; do Instituto de Previdência e Assistência do Município, Nádia Quinzeiro; o Procurador Geral do Município, Bruno Duaillibe; e a Controladora Geral do Município, Liliane Guterres, também compareceram à solenidade.