Secretaria Municipal de Fazenda

Prefeitura de São Luís lança campanha do IPTU 2021

01/06/2021 15h11 - Atualizada em 03/06/2021 15h04

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), disponibilizou, a partir desta terça-feira (1°), os dados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021), no portal do órgão (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br). O boleto deverá ser emitido no site da Semfaz, ou pelo atendimento digital, ou ainda retirado nos postos de atendimento da secretaria disponibilizados em diversos pontos da cidade. A primeira parcela e a cota única têm vencimento para o dia 7 de julho.

Os contribuintes que efetuarem o pagamento à vista terão 15% de desconto. Já os que optarem pelo parcelamento, poderão fazê-lo em até seis vezes com vencimento previsto para o quinto dia útil de cada mês, conforme o calendário.

Calendário de Vencimentos IPTU 2021

1ª PARCELA - 07/07
2ª PARCELA - 06/08
3ª PARCELA - 09/09
4ª PARCELA - 07/10
5ª PARCELA - 08/11
6ª PARCELA - 07/12

"O cidadão não terá necessidade de atendimento presencial contribuindo com as medidas preventivas sobre a pandemia e a descentralização de locais para atendimento, para quem tiver dificuldades no acesso ao site”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, José Azzolini.

Emissão do boleto

Para emitir o boleto do IPTU, o contribuinte deverá ter em mãos a inscrição imobiliária do imóvel ou o CPF cadastrado no sistema. Ao acessar o portal da Semfaz, no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br, o contribuinte deve buscar o item ‘IPTU’, ou o banner do IPTU 2021, clicar nele, depois em ‘Emissão IPTU 2021’ digitar a inscrição imobiliária nova (17 dígitos), ou a antiga (16 dígitos), ou o CPF vinculado ao cadastro, digitar o código de verificação e em seguida em ‘Consultar débitos de IPTU’.

Os contribuintes que tiverem dúvidas ou qualquer dificuldade para a emissão dos boletos, deverão entrar em contato com a Central de Atendimento do IPTU, que estará fazendo todo o atendimento pelo WhatsApp ou ligação: (98) 99114-9142 / 99197-9893. E-mail: centraldeiptu2021@semfaz.saoluis.ma.gov.br.

Formas de Pagamento

• Contribuintes com CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro – o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária.
  • Contribuintes sem CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro – o pagamento poderá ser feito nos canais de autoatendimento ou App do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú.
  • O contribuinte deverá estar atento às formas de pagamento identificadas nos boletos. Este ano, o imposto poderá ser pago no Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú.

Nos postos de atendimento

Os postos de atendimento da Semfaz farão apenas a emissão de boletos do IPTU. Demais demandas referentes ao imposto, o contribuinte deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do IPTU 2021 pelos canais eletrônicos de atendimento (WhatsApp, e-mail, ligação).

Setor de Atendimento da Semfaz (Avenida Kennedy, n° 1455) – SEM NECESSIDADE DE AGENDAMENTO

• Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – AGENDAMENTO PELO SITE DO PROCON
    De segunda-feira a sábado, das 9h às 21h
  • Viva Cidadão (Golden Shopping) – AGENDAMENTO PELO SITE DO PROCON