Secretaria Municipal de Fazenda

Semus segue com vacinação contra a Covid-19 de pessoas acamadas e com baixa mobilidade em São Luís 

29/03/2021 15h21 - Atualizada em 31/03/2021 10h23
Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da coordenadoria de Imunização, está dando prosseguimento ao cronograma de vacinação contra a Covid-19 para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção em São Luís. Até hoje (29), de acordo com dados oficiais da equipe responsável pela aplicação, um total de 1.670 doses foram aplicadas neste público, das quais 984 em primeira dose e outras 686 com a segunda dose. 

Para ter acesso ao benefício, é necessário que a pessoa ou seu responsável efetue o cadastro na plataforma Vacina São Luís e aguarde pela visita das equipes de saúde em casa. Após realizar o cadastro, o interessado deve aguardar pelo contato oficial da Prefeitura de São Luís, que marcará a data e o horário da vacinação. 

“Como se trata de um público cuja locomoção a um dos locais de vacinação está prejudicada, a oferta do serviço a este público é uma ação que vem sendo cumprida pela administração do prefeito Eduardo Braide”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes. 

A vacinação de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção ocorre desde o início da campanha. A aplicação das doses segue um cronograma montado pela equipe técnica da imunização, para atender toda a capital. Os vacinadores vão até as residências das pessoas acompanhados por guardas municipais. 

O funcionário público Evandro Júnior conseguiu, pelo serviço, vacinar os seus pais que têm dificuldade de locomoção. “Mantive contato com a Prefeitura [de São Luís] por meio da plataforma e depois recebi a ligação para o agendamento da vacinação do meu pai e depois da minha mãe no mesmo dia. Tudo feito sem problema”, disse. 

No local, a pessoa acamada ou responsável por ela recebe a carteira de vacinação específica da campanha contra a Covid-19 (nos casos da aplicação em primeira dose). As equipes estão seguindo todas as medidas de proteção sanitária.