Secretaria Municipal de Fazenda

Prefeito Eduardo Braide entrega Centro de Saúde São Cristóvão reformado e ampliado

04/03/2021 19h16 - Atualizada em 31/03/2021 11h19

O prefeito Eduardo Braide entregou, na tarde desta quinta-feira (04), o Centro de Saúde São Cristóvão que passou por obra de reforma e ampliação. O local ganhou mais um consultório, sala de esterilização, auditório e um Departamento de Movimento de Limpeza. A obra possibilitou ainda a ampliação das equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal, o que vai garantir mais agilidade e qualidade no atendimento. Ainda na quinta-feira, na parte da manhã, o prefeito entregou 30 leitos de internação exclusivos para o atendimento a pacientes com a Covid-19, na Unidade Mista do Bequimão.

Durante a entrega do Centro de Saúde São Cristóvão, que contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, dos vereadores Octávio Soeiro e Chaguinhas e de equipes da unidades, o prefeito destacou que a comunidade da região já esperava há muito tempo ver o local requalificado e reaberto. “Agora a gente vai ter a oportunidade de oferecer vários serviços da atenção primária importantes, como consulta odontológica, consulta médica, consulta de enfermagem, enfim, atendimentos diversificados. Quem ganha com isso é a população”, disse o prefeito.

O prefeito ressaltou que a prevenção é o melhor remédio e que a nova unidade de saúde serve exatamente para isso, para que muitas pessoas possam acompanhar a sua saúde no seu dia a dia e perto de casa, evitando que tenham que buscar um hospital de alta e média complexidade, como é o caso de uma unidade mista e do Socorrão. “É isso que nós queremos fazer. Fazer com que a doença não chegue a um grau que leve o paciente a buscar atendimento em uma unidade que tenha a necessidade de cuidados mais especiais. Com isso, a Prefeitura vai avançando na área da saúde”, enfatizou Eduardo Braide.

Ampliação do atendimento

Fechado há aproximadamente um ano, agora o Centro de Saúde tem toda infraestrutura e equipe médica para atender bem os moradores do bairro do São Cristóvão e adjacentes. “É importante a gente lembrar que nós conseguimos ampliar a estratégia saúde da família no centro. Eram três equipes e agora são quatro. Era uma equipe de saúde bucal e ampliamos para duas; desta forma vamos conseguir atender mais pessoas e com mais qualidade. Após alguns meses do centro fechado a gente consegue reabrir e ampliar o atendimento para toda essa região do São Cristóvão”, observou o secretário.

O Centro de saúde tem capacidade para atender 13 mil pacientes por mês. O centro conta com cinco consultórios médicos, odontológico, copa, consultório de enfermagem, sala de esterilização, Departamento de Movimento de Limpeza, sala de curativo, farmácia, sala de triagem, banheiro, sala da direção e recepção. Entre os acompanhamentos feitos na unidade de saúde, estão o voltado para mulher e da gestante (pré-natal), da criança, adolescente, idoso, do homem, hipertenso e diabético, consulta médica, de enfermagem, odontológica, curativo, dispensa de medicamentos básicos e imunização.

A gestora da unidade, Diana Cruz da Silva, disse que a nova infraestrutura e a ampliação da unidade vão permitir acolher melhor o usuário. “Além da reforma que estávamos precisando, a ampliação vai permitir atender mais e melhor os pacientes. Neste momento de pandemia estamos tendo o cuidado de fazer a triagem dos nossos pacientes e aqueles que precisam são encaminhados para uma unidade de saúde de maior complexidade”, explicou a gestora. “Para comunidade essa estrutura é maravilhosa e também para toda a equipe que atua no Centro Saúde”, completou a gestora Wilza dos Santos.

A dona de casa Márcia Araújo foi uma das pacientes que procurou atendimento no centro de saúde e elogiou as melhorias. “Eu sempre vinha aqui marcar consulta e agora com certeza o atendimento será bem melhor”, disse.

Novos leitos

Durante a entrega o prefeito Eduardo Braide destacou que a Prefeitura vai continuar avançando na área de saúde. “Hoje pela manhã entregamos 30 leitos para pacientes exclusivos com Covid, na Unidade Mista do Bequimão. Desses 30 leitos, 14 são por suporte avançado, totalizando 110 leitos que a Prefeitura já disponibilizou para o tratamento da Covid. Nos próximos dias, devemos entregar mais 10 leitos, chegando a 120 leitos exclusivos que São Luís coloca à disposição da população”, anunciou.