Secretaria Municipal de Fazenda

Semfaz viabiliza abertura de novos postos de atendimento em São Luís

29/01/2021 19h37 - Atualizada em 01/02/2021 22h52
Secom

Com o aumento das demandas referentes ao fisco municipal, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) está viabilizando a abertura de novos postos de atendimento nas unidades do Viva localizadas no Shopping Passeio (Cohatrac) e Golden Shopping (Calhau). A medida descentralizará o acesso dos contribuintes ao órgão. O Município tem interesse em ampliar sua rede por toda São Luís, tornando o atendimento ao contribuinte mais célere, e desta forma, diminuir as filas nas unidades de atendimento da Semfaz.

De acordo com o Secretário Municipal da Fazenda, José Azzolini, o foco é melhorar o suporte e acesso do cidadão às atividades pertinentes ao fisco. “Os contribuintes têm muito a ganhar e para além desses novos postos, estamos dialogando com o Sebrae-MA no intuito de desburocratizar os processos para os microempreendedores individuais e também com o Conselho de Contabilidade do Maranhão para abrir unidades de atendimento no conselho, facilitando ainda mais, o acesso desses profissionais ao fisco. Todas essas ações têm como objetivo principal melhorar a rede de atendimento ao contribuinte”, explicou. 

A Prefeitura segue em fase de discussões com o Procon-MA sobre a viabilidade dos novos postos nas unidades do Viva nos Shoppings Passeio e Golden e, também, a disponibilização de um posto de atendimento no Terminal de Integração do São Cristóvão, expandindo ainda mais o atendimento ao contribuinte. 

Atualmente, a Semfaz conta com postos de atendimento localizados na sede do órgão que fica na Avenida Guaxenduba, n° 1455, Bairro de Fátima, aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, um posto de atendimento no Viva – Shopping da Ilha, aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h; e no Centro de Apoio ao Trabalhador, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h e fica localizado na Avenida 18, n° 11, bairro Cohab Anil III – em frente ao terminal de ônibus das linhas Cohab-Cohatrac. 

Além do atendimento presencial, o fisco municipal trabalha constantemente na modernização do Sistema Tributário Municipal (STM) e na atualização dos serviços disponíveis no site do órgão (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br). Assim, o contribuinte pode acessar dados sobre IPTU, NFSe, Alvará, ISS, Certidões, taxas e outros pela internet, seguindo as orientações solicitadas no momento do acesso ao sistema. 

Serviços disponíveis

Os novos postos de atendimento contarão com uma série de serviços, dentre eles, será possível o parcelamento de tributos e débitos municipais diversos; emissão de guia do IPTU, do ISS, Alvará, Diploma do Alvará, Certidões, Ficha Cadastral, Nota Fiscal Avulsa (NFSA); e também abertura de processos administrativos.