Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência

Prefeitura de São Luís reforça políticas de inclusão social com entrega de mais de 500 equipamentos para pessoas com deficiência

11/12/2024 20h45 - Atualizada em 02/01/2025 14h27
Secom

Na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura de São Luís entregou 520 equipamentos de assistência para pessoas com deficiência. O evento, realizado no Parque do Bom Menino, foi comandado pelo prefeito Eduardo Braide.

Entre os itens entregues estão 400 cadeiras de rodas, 60 próteses e 60 bengalas articuladas. A ação faz parte das políticas públicas da gestão municipal, voltadas para a inclusão social e a garantia de direitos das pessoas com deficiência.

“Quando assumimos a Prefeitura de São Luís, criamos a Secretaria da Pessoa com Deficiência e avançamos muito nas políticas de inclusão em São Luís, levando acessibilidade às escolas, unidades de saúde, praças, e outros espaços. Esse é um trabalho que vamos ampliar para que mais pessoas possam ser contempladas. A Prefeitura sempre estará de portas abertas para acolher, tomar as medidas e possibilitar a autonomia e a independência que as pessoas merecem”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, destacou o impacto positivo da ação para os beneficiados.

“Hoje é um momento de muita felicidade, tanto para nossa equipe quanto para quem está recebendo seus dispositivos. Ao todo, são 520 pessoas contempladas com cadeiras de rodas, bengalas e próteses. Isso representa mais do que a entrega de equipamentos: é uma transformação na qualidade de vida dessas pessoas”, disse a gestora.

“Essa entrega simboliza o compromisso que temos com cada pessoa que precisa desses dispositivos. Estamos falando de ações que devolvem mobilidade, autoestima e dignidade. É isso que buscamos todos os dias, uma São Luís inclusiva, acolhedora e acessível”, disse a secretária da Pessoa com Deficiência (Semeped), Maria Rocha.

Impacto positivo

Histórias de superação marcaram o evento. O estudante Joadson Santos, de 25 anos, recebeu uma nova prótese para a perna esquerda após seis anos utilizando a antiga. Joadson teve amputação após um câncer.

“A prótese tem uma qualidade muito boa, atende totalmente às minhas necessidades. É uma grande diferença, e eu só tenho gratidão”, comemorou.

Wallace Linhares, de 42 anos, perdeu sua perna em um acidente de motocicleta. O autônomo também celebrou a conquista.

“Mais de 10 anos usando a mesma prótese e agora recebo este excelente presente de Natal. É uma oportunidade para voltar a andar com segurança, isso melhora a autoestima de muitos aqui e até mesmo dá oportunidade de retorno ao mercado de trabalho. Isso muda tudo na vida de uma pessoa com deficiência”, enfatizou Wallace.

Já Marlio Gomes Araújo, de 58 anos, além de empolgado, disse que se sentiu rejuvenescido com o presente. “Agradeço muito ao prefeito. Me sinto com 18 anos com essas pernas novas. É uma nova vida”, celebrou.

Balanço

Nos quatro anos da gestão do prefeito Eduardo Braide, a Prefeitura de São Luís alcançou números expressivos na assistência às pessoas com deficiência, com a entrega de mais 800 mil dispositivos essenciais. Entre os itens distribuídos estão bolsas para pessoas ostomizadas, sondas, kits para cuidados de epidermólise bolhosa, cadeiras de rodas, próteses, entre outros equipamentos fundamentais.

De 2021 a 2024, a Prefeitura entregou 335.400 bolsas de estomia, 22.394 insumos para pessoas laringectomizadas, 8 mil cadeiras de rodas, 300 próteses de membros inferiores, 339.886 kits de cateterismo, além de 2 mil carteiras para pessoas com fibromialgia, 3 mil laudos caracterizadores, entre outras ações.

Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo da gestão em garantir inclusão, acessibilidade e dignidade para a população. A entrega de mais 520 dispositivos nesta quarta-feira consolida esse trabalho, reafirmando a prioridade dada às políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Também estiveram presentes na solenidade de entrega, Carlivan Braga, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, servidores e a população.