Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência

Prefeitura apresenta resultados positivos da Agenda Cidade Unicef para o enfrentamento e prevenção de violência contra crianças e adolescentes

07/07/2023 17h52 - Atualizada em 19/07/2023 15h51

O prefeito Eduardo Braide, a coordenadora do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, e representantes das secretarias municipais de Educação (Semed), Saúde (Semus), da Pessoa com Deficiência (Semeped), Criança e Assistência Social (Semcas) e da Agência Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico (Amdes), se reuniram nesta sexta-feira (7), no auditório da Prefeitura, para apresentação do balanço da Agenda Cidade Unicef. As ações tiveram início em dezembro de 2022, quando a parceria foi firmada entre a organização e a Prefeitura de São Luís.

O Agenda Cidade Unicef é um programa que visa fortalecer um conjunto de políticas públicas voltadas para o enfrentamento e prevenção de violências contra crianças e adolescentes, bem como o atendimento integral nas áreas da saúde, assistência social, educação e desenvolvimento social. Com a participação das secretarias e agências municipais, a iniciativa tem alcançado resultados significativos na proteção dos direitos infanto juvenis.

"Reconhecemos a importância da parceria entre a Prefeitura e o Unicef para atingirmos com sucesso os objetivos do programa para o enfrentamento e prevenção de violências contra crianças e adolescentes. Sabemos que a atenção dedicada às ações faz toda a diferença, portanto, é imprescindível que esse sentimento seja compartilhado com todos os envolvidos, a fim de garantir uma atuação mais ampla e ainda mais coordenada para protegermos todas as nossas crianças e adolescentes”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Na área da educação, a Semed abordou avanços nos programas de inclusão educacional e combate ao abandono escolar, mostrou as ações na redução da evasão e na promoção de uma educação de qualidade para todas as crianças e adolescentes da cidade. A ampliação da infraestrutura escolar, seminários, busca ativa escolar, e diversas ações foram alguns dos destaques apresentados.

“Apresentamos os resultados da Agenda Cidade Unicef alcançados até aqui, almejando atingir resultados ainda maiores. Estamos focados e buscando constantemente aprimorar nossos indicadores e tenho certeza que em breve estaremos celebrando conquistas ainda mais significativas", disse a titular da Semed, Caroline Marques Salgado.

Na saúde, o destaque foram as campanhas de vacinação em um trabalho em conjunto com a Semed. Na Semcas, as ações para fortalecer a proteção social das crianças e adolescentes por meio de programas de apoio às famílias, acompanhamento de casos de violência e abuso. A Amdes apontou projetos de inclusão socioeconômica, capacitação profissional e geração de emprego e renda para os jovens, entre outras ações conjuntas.

A coordenadora do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, elogiou o comprometimento da Prefeitura e das secretarias municipais na implementação das políticas voltadas para a proteção da infância e adolescência e ressaltou a importância de fortalecer as parcerias e o engajamento da comunidade para garantir que crianças e adolescentes alcancem integralmente as políticas que a iniciativa busca.

"A Agenda Cidade Unicef São Luís é uma iniciativa de extrema importância. Por meio dessa colaboração, estamos avançando significativamente em ações concretas, promovendo mudanças positivas e aprimorando os indicadores que refletem a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Esse trabalho vai continuar permanentemente”, enfatizou a coordenadora.

Proteção

Encerrando a solenidade, o prefeito fez um anúncio importante e que vai trazer um impacto significativo na cobertura vacinal do Município. Por meio de uma estreita colaboração entre as equipes de educação, saúde e assistência social, será implementado o monitoramento contínuo da atualização das carteiras de vacinação das crianças e adolescentes, desde o momento da matrícula até o final de sua jornada escolar.

Ao estabelecer essa parceria entre as diferentes áreas, o objetivo é criar uma abordagem integrada, na qual a escola se torna um importante ponto de apoio para garantir que todas as crianças e adolescentes estejam em dia com suas vacinas. Espera-se ainda que essa iniciativa sirva de inspiração para outros municípios e que o monitoramento contínuo das carteiras de vacinação se torne uma prática disseminada em todo o país.