Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência

Perguntas Frequentes

1 - Como faço para marcar atendimento?

Você pode marcar um atendimento por meio do nosso WhatsApp 98 99100-8753 ou por meio do nosso e-mail semeped@gmail.com.

 

2 - A SEMEPED recebe currículos de pessoas com deficiência?

Sim. A SEMEPED recebe currículos de pessoas com deficiência para compor um banco de currículos e posteriormente encaminhar para postos de trabalho disponíveis. 

 

3 - Como faço para solicitar material de uso contínuo e cadeira de cadeira de rodas? 

A solicitação para material de uso contínuo e cadeira de rodas deve ser feita na Secretária Municipal de Saúde de posse da prescrição médica solicitando material de uso contínuo e cadeira de rodas.

Endereço SEMUS: Rua Dep.Raimundo Vieira da Silva, 2000 – Parque do Bom Menino – CEP: 65025-180 São Luís/MA.

 

4 - Como faço para conseguir uma residência inclusiva?

Residência inclusiva é um serviço oferecido pelo Sistema Único de Assistência Social-SUAS vinculado ao Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, destina-se ao acolhimento de pessoas com deficiência que não tenho mais vínculo com a família.

 

5 - Como faço para solicitar o Benefício de Prestação Continuada BPC? 

Inicialmente, é importante informar que nem toda pessoa com deficiência têm direito ao benefício de prestação continuada. Um benefício assistencial, no valor de um salário mínimo, pago pelo governo federal, através da assistência social, por intermédio do INSS.Além de ser Pessoa com deficiência, é necessário preencher o requisito relacionado a renda familiar que deve ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa que integre o núcleo familiar. Verificado preenchimento dos requisitos legais, é necessário que a pessoa com deficiência esteja inscrita no Cadastro Único.A inscrição é feita no CRAS correspondente ao bairro no qual a pessoa mora

Depois, é só fazer o requerimento no e NSS, através do no número 135, ou do aplicativo do meu INSS.

 

6 - Como consigo cartão de gratuidade?

Se for pessoa idosa, com mais de 65 anos, pode requerer em qualquer dos terminais.

Se for pessoa com deficiência estiver fazendo requerimento pela primeira vez, precisa se dirigir ao terminal da praia grande e agendar a perícia. Renovação a solicitação de segunda via podem ser feitas de mais terminais