Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide empossa novos gestores escolares para a rede municipal de São Luís

25/06/2024 14h53 - Atualizada em 28/06/2024 16h10

O Prefeito Eduardo Braide nomeou e deu posse, na última segunda-feira (24), no auditório da Prefeitura de São Luís, a 24 gestores escolares selecionados em processo seletivo simplificado, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), conforme edital n° 03/2003, de outubro de 2023. Os empossados começam a trabalhar nas Unidade de Ensino Básicas (U.E.B.) nesta terça-feira (25).

• Clique e se inscreva no Canal da Prefeitura de São Luís no WhatsApp

Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância que tem o trabalho do gestor escolar para um desempenho de qualidade.

“A escola é o espelho da sua gestão. O trabalho de um gestor é fundamental para espelhar realmente a escola que a gente quer, em um grau de excelência, porque a educação é uma prioridade em minha gestão. Essa é a primeira turma de gestores que vai entrar por seletivo, que chega à rede municipal pelo conhecimento, pela capacidade e experiência adquirida, por meio do mérito. Que nossos novos gestores sejam exemplo para a educação municipal de São Luís”, frisou o prefeito Eduardo Braide.

O processo seletivo destinado para formação de banco de gestores escolares para provimento dos cargos em comissão de diretor e diretor adjunto escolar da rede pública municipal de ensino de São Luís está em conformidade com a Lei 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (FUNDEB).

De acordo com essa lei, o provimento do cargo ou função de gestor escolar deve seguir critérios técnicos de mérito e desempenho, ou ser realizado por meio de escolha com a participação da comunidade escolar, entre candidatos previamente aprovados em uma avaliação de mérito e desempenho.

“Hoje concretizamos um momento que é fruto de um planejamento de uma gestão que preza pela técnica, reconhece e valoriza a competência, a dedicação. Esse é um momento muito importante para a rede municipal de ensino, pois estamos empossando os primeiros gestores escolares frutos de um processo seletivo que foi pensado para realmente garantir oportunidade, isonomia e, acima de tudo, reconhecer o conhecimento e as competências que são esperadas para os nossos gestores escolares”, explicou a secretária municipal de Educação Caroline Marques Salgado.

Rita de Cássia Costa de Jesus foi gestora adjunta na Unidade Básica de Ensino Alberto Pinheiro e agora foi selecionada para ser titular em outra escola. Ela ressaltou a vitória que esse processo representa para a educação da cidade.

"Esse momento é algo muito especial por se tratar de educação que significa uma transformação. Um processo como este representa uma vitória, mudança e, com certeza, sucesso", disse Rita.

Seleção e atuação

O processo seletivo contou com etapas eliminatórias que envolveram teste de competências em liderança escolar, teste de perfil comportamental, teste de capacidade de interpretação e leitura de textos e desempenho em curso de formação.

Os nomeados pelo prefeito Eduardo Braide atuarão nas Unidades de Educação Básica, assumindo a gestão pedagógica, administrativa, financeira, de recursos humanos e materiais, com o compromisso de alcançar bons resultados na aprendizagem, promovendo a harmonia e a boa relação entre a família e escola.

"Esse processo significou muito para mim, desde o lançamento do edital quando eu vi a possibilidade de assumir a gestão de uma escola, principalmente da rede municipal que exige muito da gente. É um processo muito difícil, em termos de cobranças e responsabilidade que teremos com as crianças que estão dentro dessas escolas. Enquanto gestor, minha expectativa é que consiga ajudar a capital a elevar o ranking da educação básica, a alfabetização e ser útil para a comunidade”, declarou o agora gestor empossado, Thiago Fernandes .

Hermilce Waléria Pereira de Oliveira trabalhou com gestão em escolas da rede privada e falou sobre a alegria e a expectativa de ingressar na rede municipal de ensino.

“Desde 2005 atuo como coordenadora pedagógica ou diretora na rede particular de ensino e agora estou ingressando em uma experiência nova, na rede municipal, que tem sido um mix de emoções. O processo todo ocorreu de uma forma muito justa, em que todos os candidatos tiveram oportunidade”, declarou Hermilce.