Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide entrega Creche de Tempo Integral ‘Maria Firmina dos Reis’, no Residencial Alexandra Tavares - Cidade Olímpica

16/09/2023 14h35 - Atualizada em 25/09/2023 18h23

A comunidade do Residencial Alexandra Tavares, na Cidade Olímpica, foi a segunda contemplada com a Creche de Tempo Integral inaugurada na sexta-feira (15), pelo prefeito Eduardo Braide. A unidade oferecerá atendimento pela manhã e à tarde, atendendo aproximadamente 100 crianças com idades entre 2 e 5 anos. No total, ainda este ano, São Luís terá sete novas creches de tempo integral em vários bairros e regiões da cidade.

“Esta é a segunda creche em tempo integral que entregamos esta semana. A primeira foi a creche da Vila Isabel, no Itaqui-Bacanga, e, ainda este ano, vamos entregar mais cinco, totalizando sete novas creches nas mais diversas regiões da nossa cidade. Desta forma, vamos possibilitar que mães e pais possam trabalhar de maneira tranquila, tendo onde deixar seus filhos e sabendo que estarão sendo atendidos em um ambiente adequado, com o acompanhamento de profissionais capacitados e comprometidos com uma educação de qualidade para as crianças de nossa São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A solenidade foi iniciada com uma calorosa recepção ao som da banda Amadeus Mozart, Escola de Música da rede municipal de ensino. Em seguirda, ocorreu o desenlace da fita e o descerramento da placa de inauguração. O prefeito Eduardo Braide percorreu todos os espaços, conversando com moradores e lideranças locais que participaram do evento.

Estrutura

A entrega da unidade representa a realização de um sonho antigo da comunidade do Residencial Alexandra Tavares. A obra da escola estava parada há anos e foi retomada em outubro de 2022, após a assinatura Ordem de Serviço feita pelo prefeito Eduardo Braide.

A creche foi construída com recursos do Município e do Governo Federal. A execução do projeto é de responsabilidade das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

A nova unidade conta com um elevado padrão, tanto de estrutura física, como de recursos pedagógicos. A escola possui três salas de creche, duas salas de educação infantil, sala dos professores, fraldários, brinquedoteca, espaço para amamentação e solário, sanitários acessíveis adultos, masculino e feminino, secretaria, copa, refeitório, cozinha com despensa, varanda de serviço e, ainda, jardim e parquinho para as recreações e vivências ao ar livre.

O nome da creche é uma homenagem a Maria Firmina dos Reis, primeira escritora e romancista negra do Brasil, mulher ludovicense, autora do romance abolicionista ‘Úrsula’.

"Esta creche é um exemplo de tudo aquilo que a gestão do prefeito Eduardo Braide faz, levando obras de qualidade para a população, transformando a vida das pessoas”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

Apoio às famílias

Para o operador de guindaste Tarcísio Silva e pai da pequena Thamires Silva, de dois anos, a matrícula da filha vai representar uma segurança maior para ele e para a esposa.

“Moro aqui atrás da creche e graças a Deus ela foi inaugurada. Já me tranquilizei porque agora vou ter onde deixar minha filha, vou conseguir trabalhar tranquilo, eu e a minha esposa, porque a gente tinha que pagar alguém para cuidar dela, e agora a creche vai suprir as nossas necessidades”.

Rosicleia Caldas autônoma, chefe de família e mãe de duas crianças, está agradecida pois agora vai poder levar sustento para casa vendendo seus lanches com o apoio da creche que já vai entrar em funcionamento.

“Eu nem sempre tinha com quem deixar meus filhos. Essa creche vai facilitar demais a minha vida. Então, é uma alegria ver essa inauguração que, com certeza, vai melhorar muito a vida da minha família”, declarou dona Rosicleia.

Matrículas

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, explicou como será o processo de matrículas na unidade.

"Atendendo a determinação do prefeito Eduardo Braide, o processo de matrícula será conduzido de maneira transparente, assegurando prioridade para as crianças do entorno da creche. A partir da próxima semana, será divulgado todo o calendário e, durante o período de inscrições, nossas equipes estarão disponíveis para esclarecer todas as dúvidas da comunidade, garantindo que todo o processo oportunize aqueles que mais precisam”.

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda; do deputado estadual Fernando Braide (PSD); do secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; da secretária adjunta Semed, Gusmaia Mousinho,; do suplente de vereador, Manoel Filho (Avante); e de lideranças comunitárias.