Secretaria Municipal de Educação

Escola que atende mais de mil estudantes na Cidade Olímpica é entregue totalmente reformada pelo prefeito Eduardo Braide

22/08/2023 16h15 - Atualizada em 31/08/2023 18h38
Secom

A comunidade do bairro Cidade Olímpica foi beneficiada com um dos presentes pelo aniversário de 411 anos de São Luís. A Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Cidade Olímpica, conhecida como Azulão, que atende 1.128 estudantes, foi totalmente reformada pelo prefeito Eduardo Braide que reinaugurou a escola no último sábado (19).

A comunidade escolar da região clamava por melhorias no local há mais de 10 anos e agora recebeu a unidade e sua quadra poliesportiva restruturadas por completo pelo programa Escola Nova. 

“Somente este mês esta é a décima escola que estamos entregando totalmente requalificada, no compromisso que assumi com a população de São Luís que é de transformar a educação da nossa cidade. A nova U.E.B Cidade Olímpica tem laboratório de informática, quadra nova e coberta e ainda câmaras e sistema de vídeo monitoramento. Até o final deste mês, vamos entregar mais 10 escolas seguindo esse mesmo padrão”, declarou o prefeito Eduardo Braide. 

A solenidade contou com desenlace e descerramento da placa, acolhida da comunidade escolar, com agradecimento do corpo discente e docente da escola e homenagens feitas pelos estudantes para o prefeito. Logo em seguida, ocorreu a visitação às dependências da unidade, inauguração da quadra poliesportiva, que também foi completamente reformada, e a culminância com lanche servido para todos. 

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques, destacou que todo o trabalho feito pela gestão do prefeito Eduardo Braide em prol da educação tem como objetivo proporcionar mais qualidade para os estudantes da rede municipal de ensino.

“Estamos levando o que há de melhor para nossos estudantes. Mais do que a requalificação do prédio e reestruturação da quadra, de novos equipamentos, mobiliários, computadores, acervos para biblioteca, estamos proporcionando para estes estudantes uma escola com tudo aquilo que é necessário para o desenvolvimento de uma educação de qualidade”, disse Caroline Marques.

Também participaram da solenidade os secretários municipais David Col Debella (Semosp), Diego Rodrigues (SMTT); o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araujo, o controlador-geral do Município, Sérgio Motta; o coordenador da Zona Rural, Flávio Foguinho; Maurício Hiluy, secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed e comunidade escolar.

Restruturação  

A U.E.B. Cidade Olímpica, conhecida como Azulão, recebeu serviços de pinturas, piso novo, iluminação, ar-condicionado, quadros novos, ventiladores de apoio, portas, janelas de vidro com grades nas 16 salas regulares e uma de recursos multifuncionais, banheiros para os estudantes e equipes de trabalho, feminino e masculino, refeitório, salas de gestão, sala de professores e secretaria, biblioteca, quadra poliesportiva, entre outros. 

Fundada em fevereiro de 2000, em prédio próprio do Município, que recebeu melhorias em toda estrutura física e de recursos humanos com 100% do quadro de professores completo, a unidade possui 1.128 estudantes, nos turnos matutino e vespertino, e à noite com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como destaque está a sala de informática, que recebeu, além de uma sala, computadores completos e novos compondo um espaço novo na escola. A unidade também recebeu uma biblioteca, com os novos mobiliários e mapoteca. 

Jacinto Henrique Costa da Conceição é gestor da unidade falou da satisfação em ver participar desse momento, considerado por ele como histórico.

“Não recebemos uma reforma, recebemos uma escola nova. Nós estamos muito felizes porque vamos poder dar uma educação com melhor qualidade e dignidade aos nossos alunos. Estamos com 100% do quadro de professores completos, portanto não temos mais carências e não vamos mais precisar liberar nossos alunos antes da hora. Então, para a gestão da U.E.B. Cidade Olímpica e para a comunidade é um momento de extrema felicidade”, disse o gestor.

Como pai, Adaildo José falou sobre o sentimento que tem, diante da entrega da escola nova. “Gratidão, esse é sentimento que temos nesse momento, lembrando daquilo que passamos há muito tempo, precisando realmente de uma reforma. Entrava e saía gestão e não resolvia. Essa gestão da Prefeitura de São Luís, com o comando do prefeito Eduardo Braide, fez a diferença. É um sonho realizado, a comunidade agradece”, declarou Adaildo José, representante do grupo de pais da U.E.B Cidade Olímpica.

Quem também aprovou tudo que foi feito na unidade foi Valdirene Monteiro, mãe de aluno, que falou sobre a felicidade que estava sentindo.

“A escola ficou muito boa, está linda, um gosto de ver. Eu como mãe e uma das fundadoras desse bairro estou muito feliz porque a escola está linda e tenho certeza que as crianças que estudam aqui vão gostar muito”, afirmou Valdirene Monteiro. 

A garotada que recebeu uma escola nova comemorou a conquista. “Eu achei que ficou muito linda. Há muitos anos que ninguém arrumava a escola. Ficou muito linda, arrumaram tudo, eu gostei de tudo e eu agradeço ao prefeito por ter reformado nossa escola”, disse a aluna Mayane Pereira. 

“Antigamente, quando eu chegava aqui, olhava minha escola toda acabada e ficava muito triste. Agora eu vejo essa lindeza aqui e estou muito grata a todos”, contou Beatriz Guimarães, estudante do 7° ano da U.E.B.

“Agora a quadra está bastante bonita e antigamente ela estava acabada. A escola está toda arrumada agora e era assim que deveria ser sempre, uma escola para se estudar. O prefeito fez o que prometeu e agora é estudar, jogar, fazer gol e aproveitar tudo”, completou o Januso Moraes Ferreira, também estudante da unidade.