Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís divulga Proposta Curricular formulada por profissionais da Rede Municipal de Ensino

06/05/2023 17h25 - Atualizada em 29/05/2023 19h07

Em um grande evento com a participação de professores, gestores escolares, técnicos da educação municipal e convidados, a Prefeitura de São Luís realizou, na última quinta-feira (4), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a divulgação da Proposta Curricular da Rede de Ensino, que orienta as Unidades de Educação Básica (UEB's) na elaboração dos planos escolares e planejamento de sala de aula dos professores.

O documento foi divulgado em três livros, sendo o primeiro da Educação Infantil e Ensino Fundamental; o segundo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o terceiro da Educação Especial. Este trabalho é fruto de um percurso de anos de dedicação de educadores e técnicos da educação municipal, organizados em grupos de trabalhos que identificaram em sala de aula as necessidades de aprimoramento dos conteúdos, adicionando significativas contribuições de estudantes e profissionais de universidades, faculdades e instituições de ensino focadas no olhar ao atendimento pedagógico estratégico e atual da rede municipal.

O prefeito Eduardo Braide esteve presente e reforçou o compromisso da Prefeitura de São Luís na implementação da nova Proposta Curricular.

"Eu vim aqui pessoalmente para assumir o compromisso de que esta proposta saia da formalidade dos papéis e entre para a realidade da vida das nossas crianças e de toda a comunidade escolar. Aquilo que estiver ao alcance da Prefeitura de São Luís e ao meu alcance, enquanto prefeito, para que a gente faça valer em todos os temas e tópicos discutidos e que hoje estão representados na Proposta Curricular de São Luís, nós vamos fazer”.

Para compreensão da importância deste momento, o Observatório da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) informa que, até 2022, somente 81 municípios, em todo o Brasil, desenvolveram currículos autorais. Entre as 5.562 redes municipais alinhadas à BNCC, a Rede Municipal de São Luís faz parte dos menos de 2% de redes com currículos próprios e autorais, sendo elaborado de forma democrática e legítima pela própria comunidade escolar.

A Secretária de Educação de São Luís, Caroline Marques, destacou que o evento foi pensado também para o merecido reconhecimento dos educadores na elaboração da Proposta Curricular, em especial, às ações realizadas nas próprias escolas públicas municipais.

“Um momento pensado para reconhecer o valoroso trabalho de todos os educadores que contribuíram na formulação e construção dessa proposta. Com ações como esta e muitas outras, temos o compromisso de transformar a Educação de São Luís”, disse a secretária.

A Proposta Curricular foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação de São Luís (CME), através do parecer e resolução n° 37, publicado em setembro de 2022. A professora Josie Descovi, presidente do CME, esteve presente e elogiou o momento, pela relevância para a educação municipal.

“Estou muito feliz pela divulgação da Proposta Curricular, onde estão sendo apresentadas todas as diretrizes de cada etapa das modalidades de Ensino para atender as Unidades Educação Básica do município. Um marco importante”, declarou.

Como reconhecimento aos profissionais da educação que participaram da elaboração da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São Luís, foram entregues certificados de Menções Honrosas a 225 educadores e técnicos pelos importantes serviços prestados à educação municipal de São Luís.

Para Malila Roxo, coordenadora da área de Currículo da Semed, o momento foi de satisfação em apresentar o trabalho elaborado ao longo dos anos, pelos profissionais da Educação.

“Divulgamos a Proposta Curricular, um documento com muita legitimidade, porque foi fruto de uma construção coletiva de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental da EJA e da Educação Especial.

A proposta Curricular da Rede Municipal de São Luís está disponível no site da Prefeitura de São Luís, na página da Secretaria de Educação (Semed), através do endereço: www.saoluis.ma.gov.br/semed.