Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura promove o 1° Encontro de Formação da Rede de Escolas Comunitárias para gestores, professores e merendeiras de São Luís

18/01/2023 17h31 - Atualizada em 27/01/2023 23h27

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove, esta semana, no Teatro da Cidade (Rua do Egito), o 1º Encontro de Formação da Rede de Escolas Comunitárias, com o tema “Gestão escolar, caminhos compartilhados".

A ação, voltada para gestores, diretores, professores e merendeiras, reforça o compromisso do prefeito Eduardo Braide com a melhoria contínua da educação municipal e com a valorização de todos os profissionais que fazem parte das 148 escolas comunitárias conveniadas à rede municipal de ensino.

Na abertura do evento, o prefeito Eduardo Braide falou da criação da Superintendência de Assuntos Comunitários (Sacom), dedicada a atender as demandas das escolas comunitárias na Semed, reforçou o compromisso com a educação de São Luís no repasse dos recursos para as instituições conveniadas, e anunciou, em seguida, mais um seletivo para a categoria.

“Eu conheço pessoalmente o trabalho das escolas comunitárias e, como compromisso firmado, a primeira iniciativa é o repasse simplificado e desburocratizado para que as instituições possam aplicar da melhor maneira possível os recursos. Também criamos a Superintendência de Assuntos Comunitários e a Coordenação de Assuntos Comunitários, para que o fluxo dentro da secretaria seja atendido. Ainda este mês, a Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários será criada e vinculada à Semed, para que possamos facilitar o fluxo e demonstrar que as escolas comunitárias têm o mesmo direito, a mesma atenção e o mesmo cuidado que todas as nossas escolas da rede municipal de São Luís. Também quero anunciar um seletivo para contratar profissionais para auxiliar o trabalho destas instituições”, destacou o prefeito Eduardo Braide, agradecendo cada uma das autoridades presentes.

Em dezembro de 2022 foram disponibilizadas 786 vagas para os cargos de professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental anos iniciais e finais, para os componentes curriculares de matemática, língua portuguesa, língua inglesa, ciências, história, geografia, arte, ensino religioso, filosofia, educação especial e educação física e as provas objetivas já serão realizadas no próximo dia 22 de janeiro.

A secretária de Educação (Semed), Caroline Marques, garantiu que o encontro fará parte do calendário anual de eventos da secretaria e explicou como funcionarão os três dias de formação que teve início nesta terça-feira (17) e vai até quinta-feira (19).

“Esse é um compromisso da gestão do prefeito Eduardo Braide no fortalecimento da parceria com as escolas comunitárias da nossa cidade. Teremos três dias de evento, o primeiro dia uma programação voltada para os gestores, com orientações sobre aplicação correta dos recursos, no segundo dia uma programação pedagógica direcionada aos professores e, no terceiro dia, uma programação para a capacitação das merendeiras. Este evento demonstra a valorização da importante atuação das instituições filantrópicas em prol da educação das nossas crianças”, enfatizou a secretária.

Mariana Ribeiro, presidente do Instituto Maanaim, localizado na Cidade Operária, falou da importância desse momento tanto para os profissionais como para todas as crianças que serão beneficiadas diretamente com a capacitação. A instituição já tem 33 anos de fundação e atende crianças de 1 ano e meio até 15 anos de idade.

“Este é um evento de grande importância, pois vai levar aprendizado para dentro da nossa instituição, instituição que hoje é referência no nosso bairro. Nossa participação vai contribuir também com o conhecimento e motivação da nossa equipe”, reforçou Mariana Ribeiro que já foi ex-aluna do Instituto que hoje preside.

Emocionada, a superintendente de Assuntos Comunitários (Sacom), Maria Aparecida Ribeiro, agradeceu a iniciativa e o trabalho em conjunto realizado com a Semed.

“Este primeiro encontro representa um olhar ainda mais atencioso desta gestão para as escolas comunitárias, agradeço muito ao prefeito Eduardo Braide pelo olhar carinhoso para estas escolas que também são parceiras da Prefeitura. É um momento emocionante de muitos outros que virão”, disse a superintendente.

Também estavam no Teatro da Cidade, prestigiando o evento, o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo, o auditor de Controle Interno de São Luís, Jackson Castro, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Joseilda, o deputado estadual Fernando Braide (PSC); Neusa Ribeiro, articuladora do Fórum das Escolas Comunitárias de São Luís, Terezinha de Jesus, vice-presidente da Funbesma.