Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide recebe representante do Programa Todos Pela Educação

05/08/2022 19h26 - Atualizada em 18/08/2022 09h22

O prefeito Eduardo Braide recebeu nesta sexta-feira (05), na sala de reuniões do Palácio La Ravardière, o coordenador do Programa Todos Pela Educação, Lucas Fernandes, juntamente com a secretária de Educação (Semed), Caroline Salgado. Na pauta, foi tratado sobre a qualidade da educação e os mecanismos para ampliar o ensino na capital maranhense.

“Recebemos aqui hoje o representante do “Todos Pela Educação”, programa que está alinhado com a nossa forma de ver a educação básica de qualidade em nosso município. Toda proposta e compromisso firmado com a melhoria na qualidade da educação em São Luís, sobretudo neste momento de recuperação no pós-pandemia, é sempre muito bem aceita e é o que estamos tratando hoje”, disse o prefeito Eduardo Braide.

O Programa Nacional “Todos pela Educação” é uma organização da sociedade civil que atua desde 2006, a fim de garantir educação de qualidade e objetiva sensibilizar e orientar estados e municípios sobre a importância de priorizar o ensino básico e construir uma visão sistêmica e de longo prazo, que paute os avanços educacionais.

O coordenador do Programa, Lucas Fernandes, entregou o material propositivo “Educação já 2022” ao prefeito Eduardo Braide e explicou como o “Todos Pela Educação” funciona na prática.

"Temos dialogado pelo Brasil afora com governadores, prefeitos e secretários sobre essas agendas propositivas e nosso objetivo é ajudar a melhorar a qualidade da educação em todo o país. Os próprios municípios com seus recursos adotam as medidas orientadas pelo  Programa, para conseguir fazer a aprendizagem avançada em cada cidade. Neste momento, o foco é na primeira infância, tendo em vista os efeitos da pandemia na educação", frisou.

Segundo a secretária de Educação, Caroline Salgado, “esta agenda evidencia o compromisso e o trabalho do prefeito Eduardo Braide em tratar a educação como prioridade, buscando constantes avanços para viabilizar um ensino de qualidade em São Luís”, disse.

O Programa

Todos pela Educação é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem ligação com partidos políticos, criada com a participação de diversos setores da sociedade brasileira com o objetivo de assegurar o direito à educação básica de qualidade para todos os cidadãos. Fundado em 2006, no Museu do Ipiranga, em São Paulo, o movimento foi lançado com a apresentação da Carta Compromisso Todos Pela Educação Brasileira, com prazo para 2022 – alusão aos 200 anos de Independência do Brasil.

Em setembro de 2006, o movimento lançou oficialmente o projeto “Compromisso Todos Pela Educação”, elaborado para impulsionar as ações do organismo.

A atuação do “Todos pela Educação” é fundamentada em três principais eixos que definem a frente de trabalho do movimento. Os pilares da atuação do Todos são: produção de conhecimento, monitoramento público, educação na pauta da sociedade e mobilização de atores-chave. Esses pilares são desenvolvidos pela área técnica que monitora e analisa os indicadores educacionais oficiais, a área de comunicação e mobilização com o objetivo de inserir o tema da Educação Básica na mídia e a área de articulação e relações institucionais que visam o incentivo ao debate e a mobilização do governo, organizações civis e iniciativa privada na busca por uma educação de qualidade.

O “Todos Pela Educação” conta com cerca de 200 representantes, entre fundadores, mantenedores e instituições. A equipe executiva tem a prerrogativa, definida pelo estatuto, de conduzir com independência o dia a dia dos trabalhos e definir as posições técnicas do movimento.

O Conselho tem a atribuição de aprovar o plano estratégico e acompanhar a sua implementação e os seus resultados. Já os associados são pessoas que dedicaram esforços para apoiar a conquista dos objetivos do Todos para a Educação Básica Pública com equidade e qualidade.