Secretaria Municipal de Educação

Conferência Municipal de Educação de São Luís 2022 é realizada com apoio da Prefeitura

13/05/2022 15h47 - Atualizada em 20/05/2022 10h46

O Fórum Permanente de Educação do Município de São Luís (FME-São Luís) realizou, na quarta (11) e quinta-feira (12), a Conferência Municipal de Educação de São Luís 2022. O evento, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integra o calendário anual da educação municipal e tem como objetivo subsidiar o debate e as proposições acerca do cenário e da qualidade do ensino em todas as esferas.

Baseados pelo documento intitulado “Orientações e recomendações para as conferências livres, municipais, intermunicipais e maranhense de educação”, elaborado pelo Fórum Estadual de Educação do Maranhão, com o tema “Defesa da educação pública, laica, inclusiva, com equidade e qualidade social”. O evento reuniu cerca de 1.500 pessoas da comunidade escolar como pais de alunos, estudantes, gestores, professores e equipes pedagógicas da educação básica, ensino tecnológico ou profissionalizante e do ensino superior. O evento ocorreu de forma virtual.

A abertura foi realizada no canal do Youtube da Semed e contou com a participação da secretária adjunta de Ensino de São Luís, Gusmaia Mousinho; coordenador do Fórum Municipal de Educação, Cleber Barros; subcoordenador do Fórum Municipal de Educação e coordenador da conferência, Carlos Dublante.

A palestra magna foi ministrada pelo professor Jhonatan Almada, diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação da Universidade Federal do Maranhão, com o tema “O que é mesmo educação pública, laica, inclusiva, com equidade e qualidade social?”. Como conclusão do primeiro dia do evento foi realizada a leitura do regimento estabelecido para a Conferência Municipal de Educação pelo coordenador do Fórum Municipal de Educação, Cleber Barros.

“Falar da Conferência Municipal de Educação é sinônimo de melhorias para a nossa educação, é o que queremos e buscamos nestes dias de trabalho, com a expectativa de propostas plausíveis e que aperfeiçoem o nosso Plano Municipal de Educação”, disse a secretária adjunta de Ensino da Semed, Gusmaia Mousinho.

Cleber Barros, coordenador do Fórum Permanente de Educação do Município de São Luís, falou sobre a importância da conferência para a educação do município. “Momento importante para a educação de São Luís que traz muitos debates para consolidar pontos-chaves e fortalecer outros que a nossa educação precisa. O Fórum trouxe subsídios para a nossa educação, com a comunidade educacional participando, para implementar boas ações aos estudantes parados”.“É preciso o envolvimento de todos da educação municipal, que estão fazendo a diferença nos seus espaços escolares e possuem uma trajetória no conjunto de entidades que são participantes nesse processo de implementação do ensino”, destacou Carlos Dublante, coordenador da Conferência e subcoordenador do Fórum Municipal.

No encerramento foram apresentados os resultados dos trabalhos dos grupos nas salas virtuais, apresentados para a preparatória do Plano Municipal de Educação (PME). Na plenária final, as discussões da relatoria dos eixos tratados escolhidos pelos membros do Fórum.