Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís e HU-UFMA formam turma de alunos pacientes com Doença Renal Crônica

22/03/2022 17h34 - Atualizada em 01/04/2022 09h19

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), via Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA), realizou a formatura da primeira turma do projeto ABC Nefro, que atende estudantes em tratamento de hemodiálise no ambiente hospitalar. O objetivo do projeto é levar a escola para dentro do hospital, ajudando pacientes a continuarem os seus estudos, conciliando com a rotina de tratamento de saúde.

A turma de 2021, composta por oito estudantes, é a primeira do projeto ABC Nefro a concluir o Ensino Fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outros 29 alunos continuam estudando no projeto em outras turmas que estão em andamento, o que demonstra a relevância e impacto da ação, que busca garantir o direito à educação e à saúde.

Para a estudante Gilvânia Araújo Carvalho, a formatura é a realização de um sonho. “Estou muito feliz por estar me formando no ABC Nefro. É uma satisfação muito grande para mim, pois estou realizando um sonho meu”.

O projeto é realizado pela Semed, na Superintendência da Área de Educação de Jovens e Adultos (SAEJA), com a equipe pedagógica da escola Alberto Pinheiro (Centro) e com a área de Nefrologia do Hospital Universitário (HU-UFMA).

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, destaca o momento especial para o ensino público municipal. “Hoje, comemoramos a formatura da primeira turma do ABC Nefro e é com grande felicidade que participo desta etapa da vida destes estudantes, que com a educação pública de São Luís estão ultrapassando barreiras, conseguindo vencer, mantendo os estudos em meio ao tratamento. Isso mostra a força e o quanto estão dispostos a transformar as suas vidas através do conhecimento”.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, falou da alegria de presenciar o momento. “Nós estamos aqui para festejar, para exaltar e prestar homenagem a vocês, aos professores que caminharam junto com vocês, os nossos servidores que ombreados cumpriram essa missão. Hoje é um dia de muita alegria, por esse momento que tem um simbolismo muito grande, pois temos a percepção que estamos cumprindo parte de nossa missão. Lembro aqui de quando fundamos o hospital e criamos o slogan que são dois seres humanos de mãos dadas, representando a saúde e a educação juntas, e hoje, esse momento é a concretização desse objetivo”.

“Tudo isso significa uma parceria inspiradora que mostra o alcance da educação, e também o compromisso da Prefeitura de São Luís em garantir esse direito fundamental a todos que integram o projeto, proporcionando dignidade e cidadania”, destacou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado.

Oportunidade

O projeto está direcionado aos pacientes não alfabetizados e aos que não concluíram o Ensino Fundamental, que estão em tratamento de hemodiálise ou que foram submetidos ao transplante renal no Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário Presidente Dutra.

“O que nós estamos fazendo aqui é algo que emociona o coração, mas é algo que é obrigação das instituições públicas. Os nossos pacientes são a razão do nosso existir, assim como nossos alunos. Esse foi um trabalho de muitas mãos”, disse a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages.

Os alunos realizam suas atividades pedagógicas na cadeira de diálise e o trabalho do professor alfabetizador tem como principal característica o atendimento individualizado. A equipe pedagógica é disponibilizada pela Semed, assim como material didático e pedagógico.

Segundo a coordenadora do ABC Nefro, a professora Margareth Santos Fonseca, servidora pública na Semed, é mais uma vitória dos estudantes-pacientes. “Essa formatura é um grande marco para os nossos estudantes, que são muito vitoriosos. Promovemos o ato de ler e escrever, algo que parece simples, mas é muito importante para o dia a dia deles. Agora eles podem ler as prescrições médicas e bulas, e não mais só identificar com cores. Isso é ampliar os horizontes na vida de todos”.

Além dos estudantes formandos e seus familiares, participaram ainda da solenidade de formatura, a superintendente da Área de Educação de Jovens e Adultos (SAEJA), Fabiana Moraes, o diretor da Alcoa, Helder Teixeira, a coordenação do ABC Nefro, professores e gestores da U.E.B. Alberto Pinheiro, servidores do Hospital Universitário e da Semed.