Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís abre período de inscrições de novos alunos na Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2022

05/01/2022 18h03 - Atualizada em 12/01/2022 12h53

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), iniciou, nesta quarta-feira (5), o período de inscrições de novos alunos para a rede municipal de ensino para o ano letivo de 2022. Para facilitar a compreensão das famílias, a inscrição ocorre no mesmo prazo para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2022, o ano letivo está previsto para iniciar no dia 1° de fevereiro, com aulas presenciais.

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, destacou que este será um ano especial para a educação municipal, consolidando um grandioso trabalho realizado pela gestão Eduardo Braide, frente aos desafios trazidos pela pandemia da Covid. "Iniciamos hoje as inscrições para quem busca uma vaga na nossa rede de ensino, confiantes que 2022 será um ano ainda melhor para a educação de São Luís. A Prefeitura e a população fizeram a sua parte com uma vacinação exemplar e antecipada de adultos e adolescentes e, além disso, as obras de reformas das escolas seguem avançando, para que nossos estudantes tenham todas as condições de um retorno seguro das aulas presenciais”, disse.

Para os novos alunos, ou seja, aqueles que querem ingressar na Rede Municipal de Ensino de São Luís no ano de 2022, o período de inscrição vai de hoje (5) até o dia 10 de janeiro de 2022, de forma on-line, através do site da Prefeitura de São Luís. As inscrições podem ser feitas por meio do Sislame (Sistema para Administração e Controle Escolar), que distribui as vagas segundo critérios objetivos, com prioridade de atendimento a alunos com deficiência, residentes nas proximidades da escola, alunos que possuam irmão já matriculado na unidade de ensino solicitada e famílias com benefício social ativo. O responsável do aluno terá a opção de indicar até três escolas municipais do seu interesse no período de inscrição, de modo a facilitar o atendimento das famílias e a distribuição das vagas.

O link para inscrição deve ser acessado na página da Prefeitura (saoluis.ma.gov.br), no banner que direcionará para a página da pré-matrícula. O resultado das inscrições dos novos alunos será divulgado no dia 14 de janeiro, também no site da Prefeitura. Entre os dias 17 a 21 de janeiro os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola indicada no resultado das inscrições para entrega da documentação e conclusão da matrícula do aluno.

Durante o período de matrículas, a Semed disponibiliza atendimento especial aos pais e responsáveis, de forma presencial, em sua sede, localizada no Ed. Trade Center - São Francisco, ou de forma remota, pelo Whatsapp número (98) 99160-7726 e pelo e-mail matricula@edu.saoluis.ma.gov.br.

Rematrículas prorrogadas

Entre os dias 20 a 29 de dezembro de 2021, foram realizadas as rematrículas e transferências internas dos alunos que já estudam na rede municipal. Por conta da demanda, a Semed prorrogou o prazo até sexta-feira (7). Os pais ou responsáveis devem ir diretamente à escola onde o aluno está matriculado, das 8 às 12h e das 14 às 17h.

Segundo Gusmaia Mousinho, secretária-adjunta de Ensino, a etapa de matrícula é fundamental para consolidar a permanência dos estudantes nas escolas. "É fundamental que a família esteja na escola para acompanhar todo o ano letivo do estudante e para renovar os compromissos de ensino dos seus filhos. Neste momento buscamos fortalecer o vínculo família-escola, pilar fundamental para a redução da evasão escolar", completou.