Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide entrega primeira escola municipal integral para o ensino de pessoas surdas

16/09/2021 17h38 - Atualizada em 21/09/2021 23h16
Secom

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (16), a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís, localizada no bairro Camboa. O novo prédio foi totalmente requalificado, por meio do programa Escola Nova e o espaço vai promover a inclusão e a melhoria do ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos surdos. A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece libras como língua materna e a língua portuguesa, como segunda língua. 

“Um dia histórico para a nossa cidade. Estou muito feliz em entregar a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís, sendo que a língua principal é Libras e a segunda é português. Um espaço muito importante para a educação dos surdos, e saber que aqui nós não temos somente os surdos, mas também familiares que vem aprender essa língua tão importante. E isso faz com que a educação de São Luís seja verdadeiramente inclusiva”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O secretário municipal de Educação, Marco Moura, afirma que a escola é um reflexo da gestão inclusiva do prefeito Eduardo Braide e representa um avanço na educação de São Luís. “A gestão do prefeito Eduardo Braide é uma gestão para todos, principalmente com transparência e diálogo. A inauguração dessa escola representa um avanço no aspecto positivo, de levar, de fato, a todas as pessoas, o direito à educação”, disse Marco Moura. 

Para Carlivan Braga, secretário municipal da Pessoa com Deficiência, a inauguração é um marco na educação inclusiva de São Luís, que acontece durante o Setembro Verde, e reforça a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência. “É um marco, já que estamos entregando a escola bilíngue no Setembro Verde, o setembro da inclusão. É um dos presentes que a Prefeitura de São Luís tem entregado para o povo, principalmente para a comunidade surda. E nós conseguimos, na gestão do prefeito Eduardo Braide, trazer essa unidade para um espaço único, próprio, conseguindo trabalhar com alunos com deficiência auditiva”, afirmou. 

Também estiveram presentes na solenidade de entrega da escola, o vereador Raimundo Penha (PDT); o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; e o vice-presidente de Relações Institucionais e Expansão do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos Lima.

A inauguração foi carregada de emoção para os pais dos alunos e professores, que há anos, sonhavam com em ter um espaço exclusivo e voltado para a aprendizagem escolar dos surdos da capital maranhense. “É muito importante esse momento, porque agora eles vão ter uma escola, que antes eles não tinham, era muito difícil não só para minha filha, mas para todos os alunos. O espaço vai facilitar bastante a vida de todos nós, dar mais acessibilidade e a Rayka está gostando muito!”, disse Fabiana Soares Lindoso, mãe da Rayka, de 11 anos.

Escola Municipal Integral Bilíngue

Esta é a primeira vez, desde a sua fundação, em 2016, que a Escola Municipal Integral Bilíngue tem um espaço totalmente dedicado para o funcionamento das atividades voltadas para a comunidade surda. Anteriormente, a unidade funcionou em quatro salas emprestadas e depois, migrou para um espaço na U.E.B Luís Viana, no bairro Alemanha. 

Para receber os alunos, o prédio onde agora funciona a Escola Municipal Integral Bilíngue, passou por intensa obra de requalificação da estrutura interna e externa, executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Foram feitos serviços de revisão do forro, da estrutura da cobertura, das esquadrias, instalação de novas portas, janelas, iluminação com a colocação de novas luminárias. Além disso, também foram trocadas as lâmpadas, instalada uma nova infraestrutura para o ar-condicionado e ganhou pintura interna, externa e da quadra de esportes.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, explicou que o principal objetivo da obra era garantir um espaço com condições adequadas para o ensino aprendizagem dos alunos. "É extremamente importante essa requalificação devido ao propósito dela, que é oferecer uma escola que atenda as pessoas surdas, e nós trabalhamos para entregar um ambiente totalmente restaurado, completamente revitalizado, para que eles possam ter qualidade de vida e de aprendizado. E o objetivo da gestão do prefeito Eduardo Braide é que nós possamos fazer essas requalificações em todas as escolas”, disse o secretário.

Aulas

As aulas no novo prédio começam na segunda-feira (20). O espaço conta com uma sala de Educação Infantil; seis salas para turmas do 1º ao 6º anos (uma sala de cada); uma sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA); duas salas de recursos; brinquedoteca; biblioteca; e sala de informática com 10 computadores. 

A escola municipal conta com um ensino integral e todos os componentes curriculares são ministrados na língua de sinais, como língua materna e na língua portuguesa, escrita como segunda língua. Todos os professores são qualificados e habilitados para atender às necessidades dos alunos.

A gestora da escola, Erlene Régia Pires da Silva, externou sua satisfação com a entrega da escola que, para ela, representa a realização de um sonho para a comunidade surda de São Luís. “Para a gente e para toda comunidade surda de São Luís é um momento ímpar, resultado de uma luta para que esse sonho fosse realizado. Finalmente, na gestão do prefeito Braide, ele está entregando essa escola que só tem a favorecer a educação dos nossos surdos, através da língua de sinais”, reforçou a gestora. 

Esbanjando felicidade, Lindanira dos Santos, mãe de Alan dos Santos, de 13 anos, afirmou que a escola vai enriquecer o aprendizado das pessoas com deficiência auditiva. “Estou muito feliz e agradecida e já era hora desses meninos terem um espaço deles. Eles vinham migrando de escola em escola, sem ter um espaço para eles. Eu estou muito emocionada e essa escola terá muita importância na vida deles, onde vai enriquecer o aprendizado deles”, finalizou.