Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide assina adesão de São Luís à iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância, do UNICEF

19/08/2021 20h00 - Atualizada em 25/08/2021 09h28
Secom

O prefeito Eduardo Braide assinou, nesta quinta-feira (19), o termo de adesão à iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), projeto da UNICEF, com objetivo de promover serviços de excelência para a primeira infância com um olhar intersetorial, e São Luís se torna a sexta capital do país a aderir ao projeto.

Participam do ato, as secretarias municipais de Saúde (Semus) e Educação (Semed) que, a partir de agora, devem direcionar as políticas públicas municipais em atenção ainda mais especial para as crianças ludovicenses de até seis anos. 

Também assinaram o termo de adesão à UAPI, a chefe do escritório da UNICEF em São Luís, Ofélia Silva; a vice-prefeita, Esmênia Miranda; os secretários de Saúde e Educação, Joel Nunes e Marco Moura, respectivamente; a presidente da Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão, Marynea Vale; e o secretário-adjunto de Governo, Emílio Murad. 

"São Luís agora é oficialmente amiga das crianças ludovicenses. O termo de adesão à Unidade Amiga da Primeira Infância vem para somar ainda mais no nosso plano de assistência às nossas crianças em seus primeiros anos de vida. As ações serão voltadas para a educação, saúde, proteção contra a violência e também para o desenvolvimento social, para que possamos garantir que cada um tenha um futuro com boas condições", destacou o prefeito Eduardo Braide. 

O investimento na primeira infância é considerado de alto retorno positivo a longo prazo, relacionado a melhor qualidade de vida, melhor colocação no mercado de trabalho, melhores salários e oportunidades profissionais. Ou seja, investir na primeira infância, de acordo com o UNICEF, é uma das estratégias mais efetivas para quebrar o ciclo intergeracional da pobreza e reduzir as desigualdades. 

"A Uapi é uma estratégia absolutamente inovadora. O Unicef tem apoiado o desenvolvimento dessa metodologia desde o início, que é uma certificação das unidades primárias em saúde e das unidades de educação infantil. Com a assinatura desse termo, a gente tem certeza que São Luís vai melhorar seus indicadores, tudo para garantir que as crianças tenham melhores condições de futuro, melhores chances durante os primeiros anos de vida", ressaltou a chefe do escritório do UNICEF em São Luís, Ofélia Silva. 

De acordo com o secretário de saúde de São Luís, Joel Nunes, o projeto vem para incrementar as ações em desenvolvimento na capital para que as crianças, em seus primeiros anos, possam crescer com qualidade de vida. "A determinação do prefeito Eduardo Braide é de que a gente avance na saúde. A assinatura deste termo entra para a história de São Luís, porque é por meio dela que vamos melhorar ainda mais o atendimento em saúde das crianças ludovicenses". 

"É sabido que a atenção primária resolve 80% dos problemas de saúde de uma população. Nesse sentido, estamos muito felizes com a assinatura desse convênio para que São Luís entre, junto com outras capitais do Brasil, nessa parceria da Unidade Amiga da Primeira Infância, onde será realizado um conjunto de atividades que são baseadas em evidências, que já existem e que podem garantir uma melhor infância e adolescência também", complementou a presidente da Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão, Marynea Vale. 

Na educação, a implantação da UAPI também será inovadora. Uma das principais diretrizes será incentivar que o trabalho da Unidade de Educação Infantil tenha uma perspectiva intersetorial e integrada com UAPS (Unidades de Atenção Primária à Saúde) e CRAS (Centros de Referências da Assistência Social), para que a iniciativa funcione na capital em sua plenitude. 

"Essa iniciativa vem ao encontro do que a Secretaria Municipal de Educação tem não só planejado, mas, principalmente, executado. O trabalho em atenção de educação infantil é de extrema importância e a envergadura desse programa vem somar mais ainda às nossas iniciativas, fazendo com que a política intersetorial, por meio da educação e da saúde, venha, de fato, trazer à nossa população uma melhor qualidade de vida", pontuou o titular da Semed, Marco Moura. 

Sobre a UAPI

A UAPI é uma iniciativa inovadora, testada e avaliada em Fortaleza-CE, primeira capital do país a garantir a efetividade dessa estratégia, que apoia a qualificação dos serviços de forma a contribuir para os resultados das políticas municipais para a Primeira Infância.