Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide acompanha retorno seguro das aulas presenciais na rede municipal de ensino

16/08/2021 20h05 - Atualizada em 19/08/2021 13h57
Secom

Tranquilidade, organização e segurança marcaram a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de São Luís, nesta segunda-feira (16). O prefeito Eduardo Braide acompanhou a volta da rotina escolar nas unidades de Educação Básica (UEBs) Mary Serrão Ewerton (Zona Rural) e Professor Rubem Teixeira Goulart (Cohab).

Nesta primeira etapa, mais de 3.500 alunos estão retomando o ensino presencial e híbrido em um grupo de 13 escolas, que foram totalmente requalificadas por meio do projeto Escola Nova, e adaptadas, atendendo a todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. 

“Estamos retomando hoje as aulas presenciais nas nossas escolas. Esta retomada acontece após um criterioso planejamento que incluiu a reforma da estrutura física das nossas unidades de ensino, incluindo a instalação de estações de lavagem das mãos, dispensers de álcool em gel e sinalização com as recomendações sanitárias. Também fizemos a formação dos professores e atividades de acolhimento para estudantes e seus familiares para garantir que esta volta a sala de aula, após um longo período de ensino remoto, aconteça de forma tranquila e segura”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

A Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Mary Serrão Ewerton, no bairro Pedrinhas I (BR-135, KM 4), na zona rural de São Luís, unidade de educação infantil (3 aos 5 anos), conta com 122 alunos matriculados nos dois turnos de ensino. O prefeito participou das atividades de acolhimento de início das aulas, onde os todos os alunos receberam máscaras. 

Já na U.E.B. Rubem Teixeira Goulart, na Cohab, que também recebeu a visita do prefeito Eduardo Braide, os 750 alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental foram divididos em dois grupos que se revezarão entre as aulas presenciais e on-line a cada semana. Durante as aulas, os horários do lanche e intervalo foram organizados para que apenas duas turmas por vez fiquem fora da sala de aula, evitando aglomerações. 

O secretário Municipal de Educação, Marco Moura, acompanhou o prefeito Eduardo Braide durante a visita às duas escolas.

“Está tudo transcorrendo dentro da maior tranquilidade e organização, como planejado e orientado pelo prefeito Eduardo Braide. As crianças estão felizes, os pais, professores e colaboradores estão preparados para vivermos esse novo momento”, afirmou. 

O titular da Semed também informou que a diretriz da secretaria é o ensino híbrido. No entanto, cada unidade de ensino tem autonomia para decidir como retomar as aulas, levando em consideração o quantitativo de alunos matriculados e sua estrutura física.

Mais escolas

Na U.E.B. Mary Serrão, as aulas retomaram totalmente presenciais por causa do pequeno número de estudantes que permite o distanciamento seguro em sala de aula e demais dependências da escola. Já na Rubem Teixeira Goulart, a direção optou pelo modelo híbrido por causa da grande quantidade de estudantes. Já a U.E.B. Pedro Marcosini Bertol terá revezamento de alunos por semana no fundamental e será integral na creche e infantil. 

Nesta retomada das aulas presenciais, algumas novas lições passaram a fazer parte da rotina dos estudantes. Na U.E.B. Senador Miguel Lins, anexo Ipase de Baixo, que atende 103 crianças de 3 a 5 anos, a primeira lição dos novos tempos foi sobre os cuidados com a máscara.

“Como são crianças pequenas, de creche e do Infantil, nós confeccionamos sacolinhas personalizadas para que elas possam guardar com segurança as suas máscaras na hora do lanche e elas já estão bem adaptadas a esses cuidados”, garantiu a professora Márcia Arruda, da turma do Infantil II. 

A primeira semana de acolhimento está funcionando com os horários reduzidos. “Os alunos da manhã vão sair às 10h; e os alunos da tarde, às 16h, pois são crianças e muitas delas estão vindo pela primeira vez”, explica a gestora da escola Miguel Lins, Cristina Abreu. 

Suênia Rodrigues levou o pequeno Riquelme, de 3 anos, para a creche e mesmo sendo a primeira vez dele na escola, não apresentou resistência.

“Meu coração também está tranquilo, pois vim na escola antes, no acolhimento, e sei que está tudo preparado para garantir a segurança dele”, afirmou a dona de casa. 

Carol Fonseca também era só alegria ao deixar a pequena Evelyn Caroline, de 5 anos, na porta da escola. “Ela estava com muita vontade de voltar para a escola, porque ela gosta de ficar com os colegas, dos livros, das atividades que os professores passam e a gente fica mais tranquila em casa sabendo que eles estão na escola”, pontuou a mãe da aluna. 

A pequena Monique Martins, de 5 anos, aluna do Infantil II, fez questão de dizer qual é o verdadeiro sentimento da turminha. “A gente estava com muita, muita saudade dos coleguinhas, dos professores e da escola e ela está bonita, novinha, novinha”, comemorou a pequena.

Retorno gradual

Com exceção dos alunos da Educação Infantil (3 a 5 anos), que terão aulas de forma presencial, os alunos da Educação Fundamental retomam as aulas presenciais nesta segunda-feira (16), de forma gradual e híbrida. As turmas terão aulas com 50% da capacidade dos alunos e serão divididas por grupo. Ou seja, na semana em que os estudantes estiverem em casa, o outro grupo terá atividades on-line. 

De acordo com a Semed, para os estudantes que apresentarem dificuldades de acesso à internet, as atividades serão impressas e entregues na própria unidade de ensino em que o estudante é matriculado. O modelo será usado apenas para alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos). 

Segundo o secretário municipal de Educação, o planejamento prevê a retomada em blocos. “Estamos recuperando as estruturas físicas das escolas e iremos entregar em blocos, com planejamento por grupos de escolas, como fizemos neste primeiro bloco que está recebendo mais de 3.500 alunos nessa retomada das atividades presenciais”, finalizou Marco Moura.