Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís segue com entrega de kits alimentação a alunos da rede de ensino da capital 

11/06/2021 17h15 - Atualizada em 16/06/2021 19h59
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), iniciou nesta sexta-feira (11), mais uma etapa da entrega de kits de alimentação aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Estão sendo distribuídos 252.728 kits de alimentação escolar que vão completar a entrega em todas as 266 unidades de educação básica até o dia 30 de junho. 

“A distribuição dos kits de alimentação para as famílias dos estudantes da nossa rede de ensino é uma prioridade definida pelo prefeito Eduardo Braide. Nesse momento desafiador para todos, em especial para aqueles que têm menos, esta é uma medida importante. Nossos estudantes estão em casa, no sistema de ensino remoto, devido às medidas de controle sanitário contra a Covid-19 e garantir a alimentação de qualidade faz parte também do processo de educação”, afirmou o secretário Marco Moura. 

A distribuição dos alimentos às famílias dos estudantes iniciou pela região do Centro de São Luís, dando continuidade nos bairros Alemanha, João Paulo, Vila Palmeira, Cohab, Cruzeiro do Anil, Cohatrac, Divinéia, Turu, Vinhais, Cidade Operária, Cidade Olímpica, São Raimundo, Cajupi, Cajupari, Itaqui-Bacanga e Zona Rural. 

Os kits são adquiridos com recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), referentes à merenda escolar, que estão sendo revertidos em apoio emergencial às famílias dos estudantes. Cada kit contém polpa de frutas, 2kg de arroz, 2 pacotes de macarrão, 1kg de feijão, carne moída, três pacotes de flocão de milho, um pacote de leite em pó e molho de tomate. Até o momento, já foram entregues mais de 60 mil kits de alimentação escolar, beneficiando, também, os alunos matriculados este ano no Município. 

Para a gestora Elisione Silva, o momento é de muita alegria para as famílias de alunos que estudam na U. E. B. Alberto Pinheiro. “A gente acompanha o dia a dia de cada aluno e presenciamos a necessidade que muitas famílias estão passando. Os kits estão vindo em boa hora. Isso reflete o compromisso do nosso prefeito com a educação municipal”, disse emocionada. 

Bia Santos, de 65 anos, avó de Kauane Vitória, estudante da 3ª série da U. E. B. Alberto Pinheiro externa sua alegria em receber esse kit em um momento de tanta dificuldade. “Esse kit alimentação chegou em boa hora, graças a Deus! Estamos felizes que a Prefeitura de São Luís tem se preocupado com as famílias dos estudantes do município”, disse. 

As entregas acontecem gradativamente, com a chamada das famílias conforme o cronograma de cada escola. Luziane Andrade não perdeu tempo e foi, no horário previsto, à escola onde a filha de 6 anos estuda para buscar o kit.

"Ajuda bastante, pois às vezes falta dinheiro para comprar alguma coisa e esse kit sempre é bem-vindo", garante a auxiliar administrativa. Rose Costa também seguiu as orientações recebidas da direção da U.E.B. Justo Jansen, onde a filha está matriculada no 7° ano. "Criança em casa come bem e com essa ajuda fica mais fácil", declara a dona de casa. 

Vale destacar que a entrega dos kits obedece às recomendações das autoridades de saúde, cumprindo o distanciamento social, com uso de máscaras e de forma organizada, evitando, assim, aglomerações.

“As entregas estão sendo realizadas criteriosamente para que as famílias possam chegar nas escolas com segurança. A nossa equipe, composta por gestores, professores, apoios técnicos pedagógicos, está preparada para atender a todos”, finalizou o secretário municipal de Educação, Marco Moura.