Secretaria Municipal de Educação

Exposição virtual reúne desenhos de estudantes da Prefeitura de São Luís

02/06/2021 10h16 - Atualizada em 04/06/2021 19h10

Os trabalhos de oito estudantes da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís, atendidos no Centro de Serviço de Atendimento Educacional Especializado aos Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (CAAH/S), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), comporão a exposição virtual ‘Traços e Criações’. A mostra, que será apresentada no Instagram @caahs_semedsaoluisma, tem como objetivo valorizar, reconhecer e divulgar as produções artísticas dos estudantes.

Durante todo o mês de junho, o público poderá conhecer os desenhos de Eduardo Ramon Silva Moura, João Gabriel Vieira Pereira, Eriky Otávio Santos Castro, Arthur Pereira Serpa, Andreina Evelly Bezerra, Yhury Cristhian Serra Costa, Anderson Felipe Bezerra e João Fernando da Silva Sá.

As produções são resultado das atividades de Enriquecimento do tipo II, que inclui materiais, técnicas e métodos para o desenvolvimento das habilidades do desenho e pensamento criativo.

De acordo com a coordenadora do projeto e facilitadora de aprendizagem, Ione Costa, os estudantes foram identificados com características de Altas Habilidades/Superdotação com perfil artístico para artes visuais e desde então participam de atividades que estimulam e desenvolvem suas habilidades.

“No CAAH/S fazemos o trabalho de identificar os marcadores de altas habilidades e superdotação desde cedo, o que é fundamental para o reconhecimento e o desenvolvimento dos talentos dos estudantes. Dessa forma, podemos oferecer a eles atividades que contribuem para o seu desenvolvimento. Na área do desenho, por exemplo, trabalhamos a criatividade, a percepção visual, autoconhecimento, atenção, pensamento analítico, capacidade de abstração e ampliação do conhecimento sobre artes”, explicou a professora Ione Costa.

Para o Eduardo Ramon, estudante de 15 anos da U.E.B. Justo Jansen, participar do projeto ampliou não só seu conhecimento sobre artes, mas também sua percepção de mundo e o fez ver no desenho a possibilidade de uma futura carreira profissional.

“Eu gosto muito de desenhar, desde criança, acho que eu tinha uns 5 anos quando comecei. Quando eu fui para o CAAH/S, eu conheci muitas pessoas, fiz amigos e aprendi técnicas para melhorar meu desenho, desde o esboço até a coloração. Agora eu estou participando dessa exposição para que outras pessoas conheçam meus desenhos e para divulgar o meu trabalho”, explicou Eduardo Ramon.

A família de Eduardo acompanha toda a evolução do filho e se orgulha do quando ele cresceu como pessoa e como artista. O pai dele, Raimundo Nonato Moura, afirma que ao desenvolver as habilidades na área do desenho, Eduardo também conseguiu melhorar seu desempenho em outras disciplinas.

“Eduardo sempre gostou de desenhar, até antes de começar na escola. Quando percebemos demos todo apoio para ele. Quando começou a estudar ele tinha sim muita dificuldade, só queria saber de desenhar, eu era chamado na escola para conversar com os professores. Mas quando ele começou a ter o suporte do CAAH/S, aí sim ele melhorou muito na escola, nas outras matérias e na convivência com os colegas”, afirmou o pai de Eduardo.

Essa é a primeira vez que a exposição ‘Traços e Criações’ será realizada de forma virtual, em razão da necessidade de distanciamento social e do ensino remoto. De acordo com a professora Ione Costa, um novo grupo de estudantes com habilidades em desenho será formado no próximo semestre.

Os estudantes da rede municipal de ensino que tiverem interesse em participar podem procurar o CAAH/S por meio do Grupo de Enriquecimento de Artes. Pais e professores podem entrar em contato com o grupo pelo e-mail neecahs1@gmail.com e também pelo perfil @caahs_semedsaoluisma no Instagram.

Serviço

O que: Exposição virtual ‘Traços e Criações’, com produções artísticas de estudantes da rede municipal de ensino.

Quando: Durante todo o mês de junho.

Onde: No perfil @caahs_semedsaoluisma no Instagram.