Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura realiza atividades de formação continuada sobre atitudes sustentáveis para a comunidade escolar de São Luís

02/06/2021 09h51 - Atualizada em 04/06/2021 19h06

A Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) está realizando, durante a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, palestras educativas e curso de extensão direcionados aos profissionais da Rede Municipal de Ensino.

As atividades estão sendo oferecidas virtualmente, sob a coordenação do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), e tem como objetivo primordial capacitar os professores e técnicos para disseminar o conhecimento e estimular a conscientização pública sobre o dever de proteger o meio ambiente por meio da educação e chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, conscientizando pais, responsáveis, alunos e a comunidade em geral sobre a necessidade crescente de cuidar do planeta em que vivemos, tanto nas escolas, quanto no âmbito familiar.

“A Semana do Meio Ambiente vem para despertar a todos para esta temática tão importante e na qual a educação possui um papel estratégico. Por isso, a Prefeitura de São Luís está desenvolvendo atividades em todas as frentes. Despertar para a educação ambiental é fundamental para a construção de um mundo mais sustentável, no qual precisaremos, cada vez mais de novos hábitos que utilizem da melhor forma os recursos naturais disponíveis”, destacou o secretário de Educação de São Luís, Marco Moura.

Nesta terça-feira, às 19h, o NEA fará uma live com o tema: “Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável”, conduzida pela engenheira ambiental da Semed, Larissa Cristine Pereira Aires; e no dia 07 de junho, às 19h00, outra live com a palestra “Educação para a sustentabilidade: o Meio Ambiente nosso de cada dia", ministrada pelo professor mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas da UFMA, Roberto Santos Ramos. As palestras serão ministradas por meio da plataforma online Zoom, e o link pode ser solicitado no whatsapp (98) 98700-2185.

Calendário Ambiental: Educação todo dia

O NEA foi criado em 2002 e já formou mais de mil e quinhentos profissionais da educação municipal. Em maio do ano corrente, foi lançado o Calendário Ambiental: “Educação Ambiental todo dia”, que originou o curso de Aproveitamento em Educação Ambiental online, em três módulos e contou com a presença de mais de 200 professores.

Encaminhado às 260 escolas da rede municipal, o calendário, além de contribuir com as atividades na Semana do Meio Ambiente, servirá também de apoio aos profissionais de ensino do município de São Luís nas atividades escolares, com bônus de recursos didáticos e com todas as datas comemorativas referentes ao Meio Ambiente para os anos futuros.

“Estamos ainda vivenciando momentos difíceis. É preciso colaborar, fazer a diferença e mostrar a importância das questões ambientais para quem estiver a nossa volta. A primeira edição do Calendário Ambiental, elaborado pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Município, vem, justamente, dar essa diretiva aos professores da Rede Municipal de Ensino de São Luís no planejamento nas temáticas pedagógicas em educação ambiental, baseando-se em datas e  marcos  comemorativos, que devem ser  abordados em todos os componentes  curriculares,  modalidades  de  ensino  e  atividades  de educação  ambiental  desenvolvidas  na  escola”, disse a coordenadora no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semed, Francisca Marques.

Para a professora Lúcia Verônica de Assunção, coordenadora da U. E. B. Dra. Maria Alice Coutinho, a Agenda do Meio Ambiente do NEA/Semed é um passo muito importante para dinamizar o tema no meio ambiente, neste ano de ensino remoto nas escolas.

“A agenda nos ajuda a estruturar o trabalho pedagógico, pois dá sentido as datas explicando cada tema e ajudando a escola a motivar nossos professores para a tarefa de educar para um mundo melhor e envolve toda escola no trabalho com este tema tão importante como o meio ambiente. A nossa participação é de extrema importância para o desenvolvimento infantil", afirmou a gestora.

Comemoração Mundial do Meio Ambiente

Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 15 de dezembro de 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado todo dia 05 de junho. No Brasil, a semana de conscientização foi criada pelo Decreto n° 86.028, de 27 de maio de 1981, visando a importância da preservação dos recursos naturais.

Programação da Semana do Meio Ambiente

02/06/2021, às 19h – Tema: Educação para os objetivos de desenvolvimento Sustentável. Palestrante: Larisse Cristine Pereira Aires

07/06/2021, às 19h – Tema: Educação para a Sustentabilidade: O Meio Ambiente nosso de cada dia. Palestrante: Roberto Santos Ramos