Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís integra projeto para elevar níveis de alfabetismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental

28/05/2021 11h27 - Atualizada em 31/05/2021 16h22

O projeto Trilhos da Alfabetização, uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a Fundação Vale e a Fundação Getúlio Vargas, foi lançado na última terça-feira (25), em transmissão on-line.

O projeto Trilhos da Alfabetização visa promover a melhoria da aprendizagem das crianças, apoiando o processo de alfabetização e elevando os níveis de alfabetismo nos municípios envolvidos. São Luís e mais 23 municípios maranhenses serão beneficiados pela iniciativa.

Na oportunidade, a Prefeitura de São Luís foi representada pelo secretário municipal de Educação, Marco Moura, que destacou a importância de iniciativas como esta, que visa fortalecer as ações com foco na aprendizagem das crianças e adolescentes de São Luís.

“A educação é dever de todos que desejam construir um futuro melhor e a gestão prefeito Eduardo Braide tem trabalhado para promover avanços em áreas estratégicas do setor. Nós estamos muito felizes em contar com o projeto Trilhos da Alfabetização que beneficiará crianças e adolescentes de São Luís e também professores e gestores, visto que o projeto também contempla ações formativas no letramento para a melhoria da prática pedagógica”, afirmou o secretário Marco Moura.

José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), destacou o esforço de todos em alavancar o projeto que é extremamente relevante para a educação brasileira.

“É importante fazer esse reconhecimento, visto que estamos falando de um projeto que vem justamente trabalhar em torno da alfabetização das crianças, com intuito de promover a melhoria na aprendizagem, garantindo o direito à educação de qualidade”, pontuou.

Habilidades

Pelo projeto, estão previstas ações que estimulam as habilidades essenciais para que estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental desenvolvam todas as suas potencialidades e ainda o aperfeiçoamento da prática pedagógica de professores, coordenadores e gestores escolares que resulta na melhoria dos índices de alfabetismo das cidades contempladas.

Em São Luís, o projeto beneficiará mais de 20 mil crianças, aproximadamente 100 gestores, mais de mil professores e 150 professores suporte pedagógicos/coordenadores da rede municipal.

As equipes da Semed, Fundação Vale e Fundação Getúlio Vargas (FGV) já realizam reuniões conjuntas para finalizar o plano de ações, como explicou a coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Kátia Cilene Amorim.

“As expectativas para a implementação do projeto são muito positivas, pois considero fundamental a forma como a equipe da FGV tem alinhado o projeto com a equipe da Semed, no contato direto, por meio de reuniões e discussões para a tomada de decisões de forma compartilhada. Outro ponto que enfatizo é a abordagem pedagógica e metodológica de aprendizagem significativa e lúdica, com material didático específico que valoriza a diversidade linguística e o uso de diferentes linguagens tecnológicas”, explicou Kátia Cilene Amorim.

Abrangência

Além de São Luís, também fazem parte do projeto os municípios Santa Rita, Bacabeira, Anajatuba, Miranda do Norte, Itapecuru Mirim, Arari, Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Santa Inês, Santa Luzia, Monção, Tufilândia, Pindaré Mirim, Açailândia, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, Itinga do Maranhão.

Cerca de 900 pessoas participaram da solenidade de lançamento do projeto: prefeitos, professores, gestores e coordenadores pedagógicos do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental e equipes das secretarias de Educação dos 24 municípios atendidos pelo projeto.

Durante a cerimônia, foi realizada ainda a palestra do professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, Chico Soares, que abordou a realidade da educação no Brasil e no Maranhão. A palestra teve mediação da professora Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC- Rio.