Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís abre consulta pública para contribuições para a Proposta Curricular da EJA

27/05/2021 11h40 - Atualizada em 28/05/2021 18h10
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abriu a consulta pública da Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Membros da comunidade escolar, que envolve professores, coordenadores pedagógicos, gestores, especialistas em educação, pais, estudantes, sindicatos, associações e demais colegiados, podem participar enviando suas sugestões. 

Para isto, basta acessar o link https://bityli.com/rJia1, fazer a leitura da Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos e, em seguida, preencher o formulário disponível. A comunidade escolar poderá contribuir até o dia 12 de julho.

A Proposta Curricular é um documento que tem a finalidade de promover o desenvolvimento dos estudantes. O documento indica objetivos, conceitos, habilidades e práticas para fundamentar a organização da modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos nas escolas da rede municipal de ensino.

“A consulta pública é uma medida democrática que possibilita a participação de todos os atores que compõem a comunidade escolar, incluindo os próprios estudantes. Desta forma, estamos construindo uma proposta curricular de forma colaborativa com maiores chances de efetivação, visto que será resultado da colaboração daqueles que irão de fato colocá-la em prática”, disse o secretário da Semed, Marco Moura.

Desde o final do ano de 2019, a Superintendência da Área de Educação de Jovens e Adultos (SAEJA) iniciou um movimento de reformulação da proposta curricular que foi elaborada a partir de leituras, estudos, análises e debates acerca dos documentos oficiais Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais como o Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, documento do Plano Municipal de Educação, Documento Curricular do Território Maranhense, Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Nesta proposta elencamos o conjunto de aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes. Está contextualizado em relação às exigências da rede pública municipal de educação de São Luís, a partir de uma prática pedagógica diferenciada que respeite a diversidade das realidades sociais, culturais, étnicas, políticas e religiosas”, ressaltou a superintendente da área da Educação de Jovens e Adultos, Fabiana Moraes.

Após o término da Consulta Pública, uma comissão específica será designada ao trabalho de análise criteriosa, sistematização, validação e/ou invalidação das contribuições recebidas, e somente posterior a esta sistematização será enviada ao Conselho Municipal de Educação de São Luís para aprovação.