Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeitura apoia competições nacionais de natação em São Luís

20/07/2021 18h40 - Atualizada em 23/07/2021 14h58
Secom

No último fim de semana, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semdel), apoiou mais uma etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas, eventos-chave para os atletas brasileiros na modalidade, que contou com mais de 260 participantes vindos de várias partes do país. 

“É uma competição referência no país e foi uma honra para a Prefeitura ter apoiado um evento com essa grandeza em São Luís, principalmente pelo nível de atletas da nossa cidade que se consagraram vencedores entre concorrentes de todos os estados brasileiros. Todos estão de parabéns pelo nível de excelência dos participantes e pelo sucesso da etapa realizada aqui e que serviu também para atrair turistas e os olhares para a nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide, que acompanhou a realização das provas e cumprimentou os atletas e organizadores do campeonato. 

As competições aconteceram na região do Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia, no sábado (17) e domingo (18), e fazem parte do calendário esportivo nacional que conta com a parceria da Prefeitura, em 2021, incentivando o esporte, o turismo e a geração de emprego e renda. 

“O esporte integra várias culturas, inclusão social, além de atrair investimentos e fomentar o turismo esportivo. A cadeia de negócios em torno do esporte pode ser uma alternativa para geração de renda. A Semdel, por orientação do prefeito Eduardo Braide, continuará incentivando e desenvolvendo ações para fortalecer eventos esportivos em São Luís”, aponta o secretário de Desportos e Lazer de São Luis, Ricardo Diniz. 

É a primeira vez que uma competição de nível nacional da natação acontece na capital maranhense. Nos dois dias, a Prefeitura garantiu a realização plena do evento, com apoio logístico e sendo parceira na organização do Espigão Costeiro, por meio da Blitz Urbana e de agentes de trânsito da SMTT.

Resultados 

No sábado (17), Carol Hertel e Alexandre Finco foram campeões da prova de 7,5 km do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. Carol completou a prova em 1h32m43s, enquanto Alexandre Finco foi o mais rápido em 1h27m03s.

Pela Copa Brasil, venceram Gabriela Soriano e Carlos Henrique Rosa na disputa de 1,5 km. Gabriela completou o percurso em 18m15s e Carlos em 17m03s. 

Já no domingo (18), o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas foi vencido por Bruce Hanson, completando a prova de 5 km em 56m37s. No feminino, Carol Hertel ficou novamente no topo do pódio com o tempo de 01h01m55s. 

Pela prova de 2,5 km da Copa Brasil, o vencedor masculino foi Igor Pereira, que completou o percurso em 31m42s. No feminino, a vencedora foi Julia Nina, que recebeu a medalha de ouro com a marca de 39m57s. 

Atletas da equipe ATLEF/NINA, Carol Hertel e Júlia Nina são maranhenses com destaque no cenário nacional da natação. Para o secretário Ricardo Diniz, São Luís ser sede de eventos nacionais de natação vai contribuir para a geração de novos talentos nascidos na capital.

“É um tipo de evento muito importante para a cidade. Os atletas são referência e ícones para os mais jovens, então é muito bom que eles possam acompanhar de perto. E ainda tem outro detalhe: os maranhenses sempre precisam viajar bastante para participar das competições. Então agora é o contrário. É São Luís sediando os eventos, ajudando bastante nossos atletas”, finalizou Ricardo Diniz.