Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeitura promove ação preventiva contra a hanseníase na capital 

28/05/2021 11h42 - Atualizada em 01/06/2021 16h01
Secom

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apontam que, no Brasil, cerca de 30 mil novos casos de hanseníase são detectados anualmente, o que demonstra a importância do diagnóstico preventivo para o controle da doença.

Para facilitar o tratamento e posterior acompanhamento dos casos, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, nesta quinta-feira (27), uma ação em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização da doença. 

A ação ocorreu das 9h às 16h, no Parque do Bom Menino, região central de São Luís. Além de avaliação clínica, foram promovidas rodas de diálogo, oficinas e atendimento para controle da pressão arterial, além de orientação nutricional.

A agenda foi organizada pela equipe de trabalho do projeto Mexa-se, iniciativa implementada pela Semus e Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) com objetivo de estimular as boas práticas de vida, com organização de atividades físicas e  medicina preventiva. 

O público-alvo foi o grupo de trabalhadores da limpeza da cidade. Pessoas de diversas faixas etárias receberam cuidados médicos e participaram das capacitações técnicas sobre a doença, com tira-dúvidas. 

“Além das ações de identificação de possíveis casos e posterior notificação, os pacientes também são assistidos por programas específicos em unidades de saúde. Trabalhos como estes são fundamentais para se saber onde estão casos que ainda não são de conhecimento da gestão pública”, afirmou o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes.

Durante o evento, três pessoas foram identificadas como pacientes em potencial com hanseníase. Segundo a SBD, a hanseníase atinge a pele e os nervos periféricos e os principais sintomas são manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas no corpo, com diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, ao tato e à dor, além de caroços avermelhados, às vezes doloridos. 

O agente de limpeza Paulo César, de 36 anos, tirou suas dúvidas acerca da doença. “Eu já tinha ouvido falar nela, mas não sabia que era tão perigosa”, disse. Ele foi avaliado e, de acordo com a equipe médica, não foi constatado qualquer sinal da enfermidade. 

Em 2021, o Janeiro Roxo foi o mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase e contou com uma campanha especialmente desenvolvida para esta finalidade.