Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeitura de São Luís retoma aulas presenciais do projeto "São Luís Saudável"

11/05/2021 18h06 - Atualizada em 13/05/2021 20h11
Secom

Com a vacinação contra a Covid-19 tendo chegado para a grande maioria dos idosos da capital maranhense, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), está retornando com as atividades físicas presenciais direcionadas para este público. Nesta terça-feira (11), foi realizada uma atividade no Parque do Bom Menino, no Centro, que uniu o São Luis Saudável e o Exercite-se, ambos os projetos executados pelo Município. 

De acordo com o secretário Ricardo Diniz, titular da Semdel, a promoção das atividades físicas para a população por meio da internet, bem como o retorno dos encontros presenciais simultaneamente, faz parte da retomada das atividades de forma gradativa, seguindo determinação do prefeito Eduardo Braide, para incentivar a prática esportiva e uma melhor qualidade de vida à população de São Luís.

"No começo do ano, a situação era bem crítica, por isso criamos o 'Exercite-se', projeto que tem por objetivo promover atividades físicas por meio de aulas ao vivo, e ele segue acontecendo até agora. Por determinação do prefeito Eduardo Braide estamos voltando seguindo critérios sanitários e de maneira gradativa. Hoje, aqui, tivemos a realização de dois projetos com a volta do 'São Luís Saudável', que está retornando e todos os participantes já estão vacinados contra a Covid", disse o secretário. 

Diferente do "Exercite-se", lançado há pouco tempo pela Semdel e que é transmitido pelo Instagram da pasta (@semdelslz) todas as terças e quintas-feiras, a partir das 16h, o "São Luís Saudável" acontece por turmas e em diferentes bairros da cidade, levando bem-estar, qualidade de vida e saúde para todos a partir de aulas de zumba, outros tipos de dança e variados exercícios físicos. Também continuam sendo transmitidas as aulas pela internet as aulas do projeto “Exercite-se”. 

Segurança

Respeitando todas as medidas sanitárias para evitar a contaminação pelo coronavírus, o retorno do "São Luís Saudável" nesta terça-feira (11) aconteceu, também, nos bairros Parque dos Sabiás, Bequimão e Cohab. 

"Para o retorno das atividades, além da vacinação, nós prezamos por todos os cuidados recomendados. Continua sendo indispensável o uso de máscara e álcool em gel, o distanciamento social, e também só estamos recebendo 50% das nossas turmas, e o restante está podendo acompanhar as aulas do 'Exercite-se'", destacou a coordenadora do projeto, Nyna Gracyelle. 

Vacinada contra a Covid, a aposentada Miriam de Sousa, de 76 anos, disse que estava sentindo falta das atividades presenciais. "Ainda cheguei a acompanhar as aulas pela internet, mas sabendo que ia voltar o 'São Luís Saudável' não perdi tempo. São projetos muito bons e que nos ajudam a manter a saúde em dia. Se movimentar é muito importante para viver mais e melhor, e na companhia dos colegas a gente faz com mais alegria e eu estava com muitas saudades disso", destacou.