Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís entrega livros para famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelo programa Criança Feliz

12/05/2022 18h36 - Atualizada em 20/05/2022 07h51

A Prefeitura de São Luís tem incentivado a prática da leitura entre crianças em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelo programa Criança Feliz. Uma das ações, realizada por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), entregou, esta semana, de 1.531 kits de livros a crianças da região do Cras Turu.

Cada kit contém 20 títulos literários, um tabuleiro do jogo de percurso “A aventura de Tito” e um guia que orienta como utilizar o material.

As publicações fazem parte do programa “Conta pra mim”, iniciativa dos ministérios da Cidadania e da Educação, que tem como finalidade promover um conjunto de práticas e experiências relacionadas à linguagem oral, leitura e escrita vivenciada por crianças e seus pais ou responsáveis que devem interagir, conversar e ler em voz alta com os filhos, estimulando, por meio de estratégias simples e divertidas, habilidades fundamentais.

A moradora da Vila Luizão Maia Pinheiro, 24 anos, mãe do Miguel, de cinco meses, começou a ser acompanhada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do território Turu no quinto mês de gravidez.

“Eu gosto de ler, leio para ele desde a barriga, continuo lendo e mostrando as figurinhas para ele. O kit vai ser muito útil para a gente. Ele já fica observando. Vai ser bem utilizado este material”, comemorou Maia.

Outra família que recebeu o kit foi a de Glenda dos Santos, 21 anos, mãe de dois filhos. Glenda recebe as visitas desde o início da gravidez e faz parte do grupo que frequenta o Cras.

“Minha filha de cinco anos adora ler e quero que meu mais novo, de seis meses, também goste. No que depender de mim, eu vou incentivar bastante”, disse Glenda.

“O Cras é a porta de entrada para garantia de direitos das famílias em situação de vulnerabilidade social, e a gestão do prefeito Eduardo Braide trabalha para manter as ações junto à população. Nós atuamos para assegurar que as visitadoras do Criança Feliz estejam na casa das famílias pelo menos uma vez por mês e garantindo, assim, o acesso aos serviços e programas ofertados”, pontuou a coordenadora do Cras Turu, Selma Jorge, destacando que o Cras Turu, por meio do programa Criança Feliz, acompanha 100 famílias. No total são 2.000 acompanhadas no Município de São Luís pelos 20 Cras.

Programa Criança Feliz

O Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Saiba mais

Dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil apontam que o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiro. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população.