Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura realiza palestra sobre primeiros socorros e prevenção a incêndios para idosos do Bairro de Fátima

27/08/2021 09h15 - Atualizada em 31/08/2021 09h24
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e da Criança e Assistência Social (Semcas), ministrou uma palestra para idosos no Parque Amazonas, na última quarta-feira (25). Na oportunidade, dois bombeiros civis lotados na Defesa Civil de São Luís explicaram algumas técnicas de primeiros socorros e prevenção a incêndios. Além disso, também falaram sobre acidentes domésticos. 

“Sabemos da importância de agirmos corretamente em situações de emergência, o que pode evitar mortes ou danos irreversíveis para as vítimas. Então, é fundamental aprendermos as técnicas de primeiros socorros, pois nunca sabemos quando teremos de utilizá-las. Os bombeiros civis que estão trabalhando na Defesa Civil de São Luís, além de auxiliarem nos serviços rotineiros junto com os agentes, também estão prestando esse atendimento preventivo nas comunidades. Com relação aos idosos, esse aprendizado se torna mais pertinente ainda”, pontuou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso. 

A palestra aconteceu na Igreja Bom Pastor, no Parque Amazonas, e teve como ponto principal a prevenção em relação a situações que podem acontecer dentro dos lares. ]

Os bombeiros civis Samya Marcela Mendes Mendes de Freitas e José Anderson Sousa Costa utilizaram uma didática que abrangeu apresentação de slides e a parte prática. Eles fizeram uma simulação com bonecas para mostrar como os idosos devem agir em caso de engasgos. “Os idosos são um público que merece um cuidado especial. Sabemos que eles se envolvem em acidentes domésticos, e, diante dessa preocupação, designamos os bombeiros civis para orientarem sobre os cuidados do dia a dia em suas residências”, frisou Alexssandro Nogueira, superintendente da Defesa Civil de São Luís. 

De acordo com o superintendente, ações com o mesmo objetivo ocorrerão em outras comunidades ludovicenses. Para a bombeira civil Samya Marcela, a palestra foi uma grande oportunidade de contribuir para a qualidade de vida da terceira idade.

“Agradeço a Semusc e a Defesa Civil de São Luís o momento gratificante. Foi muito bom poder falar sobre um assunto que é importante não apenas no ambiente familiar, como também fora dele, ou seja, nas ruas. Os idosos interagiram bastante, o que engrandeceu a palestra”, comentou. 

Para o palestrante José Anderson, a iniciativa promove um envelhecimento saudável devido à possibilidade de novos conhecimentos adquiridos. “Os idosos, com certeza, serão multiplicadores do conteúdo transmitido aqui. Isso faz uma diferença enorme na vida deles. No fim das contas, é mais uma experiência enriquecedora”, enfatizou o bombeiro civil. 

Os idosos que prestigiaram a palestra ficaram impressionados com a dinâmica e o conteúdo transmitido e disseram que compartilharão os conhecimentos com os demais familiares, incluindo os netos. “Eu gostei bastante. A gente fica agradecido por tudo isso. Tudo o que foi falado aqui pelos bombeiros civis pode servir em algum momento e a gente vai ficar preparado. Não tenho palavras para agradecer”, expressou Raimundo Nonato Ferreira, de 64 anos. 

A palestra foi uma ação conjunta da Defesa Civil do Município e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima, que acompanha os idosos da região.