Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura promove oficina de confecção de bonecas de pano para idosas da região do Bairro de Fátima

24/08/2021 21h01 - Atualizada em 28/08/2021 09h06
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e da Criança e Assistência Social (Semcas), iniciou, nesta terça-feira (24), a oficina de bonecas de pano para 25 idosas no bairro João Paulo. A iniciativa faz parte das ações de fomento à economia criativa, e conta com o apoio do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima. 

A programação dos cursos está sendo feita em etapas por conta da prevenção a Covid-19, e as aulas são ministradas pelas guardas municipais lotadas na Defesa Civil de São Luís que estão compartilhando técnicas artesanais de confecção dos brinquedos. 

“A Prefeitura está oferecendo mais uma oportunidade para gerar renda. Os idosos beneficiados com a oficina podem confeccionar suas próprias bonecas de pano e ajudar no orçamento dentro de casa. Além disso, o trabalho é uma terapia, sobretudo para um público muito afetado pela pandemia devido ao isolamento social. Sabemos que os idosos fazem parte do grupo de risco. Então, essa capacitação também contribui com a melhoria da saúde mental”, enfatizou Marcos Affonso, secretário Municipal de Segurança com Cidadania. 

As idosas participaram do primeiro dia da oficina utilizando máscaras e tomando outras precauções para se protegerem contra a Covid-19. Na sala, situada na Igreja Assembleia de Deus Fogo Santo, também foram disponibilizados álcool em gel para a higienização das mãos. A quantidade de alunas foi limitada, igualmente por conta da pandemia, com o intuito de evitar aglomerações.

“Trabalhamos com idosos acima de 60 anos, embora também beneficiamos pessoas de outras faixas etárias. Abordamos o lado social, motor e emocional. Sabemos que a pandemia provocou muita ansiedade e continua provocando. Então, estamos aproveitando a oportunidade para reforçar as medidas sanitárias com as idosas, que são acompanhadas pelo Cras. Essa ação desenvolve a saúde mental”, frisou Kátia Carneiro, orientadora social do Cras do Bairro de Fátima. 

O superintendente de Defesa Civil ressaltou a missão social desempenhada pelo órgão com a ação: “Estamos trabalhando na produção de bonecas de pano. Nós temos uma agente que é especialista nesse tipo de trabalho artesanal. E ela está sendo auxiliada por outra guarda municipal. Estamos contribuindo com esse papel social, que é muito importante para diversas finalidades”, comentou Alexssandro Nogueira.

A guarda municipal Rosa Maria Pereira Lima, responsável pela oficina, salientou que é muito gratificante realizar a instrução para as idosas.

“Acho muito importante, porque, além de aprenderem a produção das bonecas, também têm a consciência de que tudo isso pode ser uma fonte de renda, pois sabemos que estamos passando por um momento de incertezas devido à pandemia”, comentou a agente da Defesa Civil de São Luís, que confecciona bonecas de pano há 15 anos. 

Como auxiliar de Rosa Maria, a guarda municipal Nilma Mondego está participando da oficina ajudando as instruções sobre corte e costura, além de orientar as alunas no trabalho artesanal. Para as idosas, a técnica manual de produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural é algo fascinante.

“Estou muito feliz em poder aprender um pouco dessa arte tão bonita. Eu sempre tive vontade de fazer isso. E agora surgiu a oportunidade. Pretendo passar o conhecimento para outras pessoas. Eu só tenho a agradecer à Prefeitura de São Luís pela iniciativa”, assinalou Maria da Graça Pinto, de 69 anos. 

A oficina de confecção de bonecas de pano irá se estender até sexta-feira (27). A capacitação está acontecendo na Igreja Assembleia de Deus Fogo Santo, na Rua Agostinho Torres, João Paulo, no turno vespertino. 

Programação

Ainda como parte da programação, nesta quarta-feira (25),  bombeiros civis lotados na Defesa Civil de São Luís, em parceria com o Cras, promoverão uma palestra no Parque Amazonas para idosos sobre primeiros socorros, acidentes domésticos e prevenção/combate a incêndios. No mesmo dia, o órgão da Semusc entregará cestas básicas em duas comunidades da capital maranhense: Vila Romário e Túnel do Sacavém.