Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís e parceiros entregam kits educacionais para garantir aulas à distância a jovens em vulnerabilidade

24/07/2021 15h49 - Atualizada em 28/07/2021 18h38
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), participou da entrega de 152 kits educacionais para garantir aulas à distância para estudantes de famílias em vulnerabilidade social que residem na região do Coroadinho. A ação é parte do projeto ‘Batuque de dentro: Juntos pelo Autocuidado’, desenvolvida pelo Instituto Pobre Servos da Divina Providência com aprovação e apoio financeiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

“Nossas crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade estão tendo muito mais dificuldade para estudar neste momento de pandemia. O Enem deste ano prova isso, já que muitos alunos não se sentem preparados para a prova porque não conseguiram estudar ou acompanhar as aulas. Muitos jovens dessas localidades têm até o celular, mas não têm o chip com internet, e aí não estudam. Nesse sentido, a Prefeitura está apoiando o Instituto Pobre Servos por meio da Semcas e com o apoio dos Cras, oportunizando isso para que eles possam competir em condições iguais com todos os outros”, disse a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Rosângela Bertoldo. 

O objetivo é possibilitar que esse público possa ter a oportunidade de participar de aulas remotas, como tem sido necessário no atual contexto da pandemia.

Para atender a um maior número de pessoas, a organização dividiu os ‘kits conectividade’ em dois tipos, conforme a realidade de cada família. Do total de 152 conjuntos, 58 deles incluíam um aparelho celular. Os kits são compostos também por caderno, álcool em gel, máscara, material informativo e um chip que será recarregado com dados de internet, durante cinco meses. As entregas aconteceram em duas etapas, na quinta (22) e sexta-feira (23), no Coroadinho e também na Vila Mariana. 

A Prefeitura, que é parceira do projeto, garantiu com que os kits chegassem até os 152 jovens a partir do mapeamento realizado por equipes da Semcas, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), no Polo Coroadinho, que identificaram e selecionaram as famílias que têm filhos na escola e que sofrem com a exclusão digital. 

A chefe do escritório do Unicef em São Luís, Ofélia Silva, falou sobre as parcerias formadas com a Prefeitura e a sociedade civil que estão garantindo assistência social aos que mais precisam, especialmente as crianças e adolescentes.

“Os kits conectividade são uma estratégia combinada para minimizar os impactos da Covid-19, sobretudo, os enfrentados por grupos prioritários de atenção nesse momento da pandemia. Junto aos parceiros, como a Prefeitura e o Instituto, temos avançado numa resposta humanitária que nos permite assistir ao público mais fragilizado nesse contexto”, destacou.

Incentivo aos estudos

A dona de casa Nancy Ana da Cruz sempre morou nesta região. Mãe de uma criança de 8 anos, ela agradeceu o esforço da Prefeitura na garantia da educação durante a pandemia.

“Pra mim, essa ação é muito importante porque tem muita gente com dificuldade de estudar, sem as aulas presenciais. Tem muita gente que não tem internet, como eu, que uso o wi-fi da vizinha. Esse kit vai me ajudar muito porque ultimamente sou eu quem ajuda bastante minha filha com as aulas em casa”, afirmou. 

A aposentada Maria do Carmo, de 64 anos, levou a neta Yara Moraes para receber o kit com celular. A idosa ajuda a criar seis netos e dois bisnetos, que tiveram que driblar a falta do aparelho para estudar no primeiro semestre deste ano.

“Todos precisam estudar, mas alguns, como a Yara, tiveram mais dificuldade porque não tinham celular. Então a gente recebia as atividades e ia deixar, mas o ideal seria ela ter o celular com internet para estudar melhor. Essa ação foi uma coisa muito boa que chegou pra gente”, agradeceu.

A coordenadora do projeto, Gisele Sá, explicou a importância de parcerias institucionais para a concretização de ações que garantam suporte na educação das crianças e jovens da periferia de São Luís.

“A educação foi muito impactada pela pandemia. O Unicef até divulgou uma pesquisa que fala que uma das principais dificuldades das famílias atualmente é o acesso à internet. Com base nessas avaliações que fizeram em São Luís, eles trouxeram esses kits para a gente poder implementar no projeto. As equipes da Semcas são parceiros nossos, do início até o fim, porque eles já trabalham com essas famílias que precisam”, afirmou. 

Aline de Jesus, de 26 anos, é mãe solteira e tem dois filhos pequenos, afirma que o filho menor conseguiu estudar em casa, de forma on-line, no primeiro semestre, mas sempre com muita dificuldade por causa do peso da internet nas contas da família.

“Meu filho ainda conseguiu estudar em casa, on-line, mas pra mim é pesado o pagamento dos créditos do celular para usar a internet. Já estava com medo de não conseguir mais pagar, mas graças a Deus essa ajuda chegou. Agora com o dinheiro da internet já vou poder pagar outras coisas importantes, como o gás e a luz”, disse a mãe.  

Karina Pereira, moradora do Salina do Sacavém, também esteve presente no Cras do Coroadinho. Ela agradeceu os kits e disse que o apoio veio em boa hora. “Tenho cinco filhas, incluindo uma de sete anos que estuda. Esse kit vai ajudar porque às vezes a gente não tem condições de colocar créditos, então ajuda, e muito, na educação da minha filha”, declarou.