Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura promove mutirão para atualização do CadÚnico na Zona Rural de São Luís

21/07/2021 18h17 - Atualizada em 23/07/2021 18h49

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), seguindo recomendação do prefeito Eduardo Braide, iniciou o mutirão para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico).

A ação, que também engloba a realização de novos cadastros, iniciou no bairro Quebra-Pote, Zona Rural, semana passada, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Maracanã, bairro que receberá o próximo mutirão. As ações têm seguido todas as regras sanitárias.

A secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo, explica que a iniciativa deve beneficiar, aproximadamente, 70 mil pessoas.

“A pandemia, por motivos óbvios, induziu a queda da procura pelos Cras para realização desse tipo de atendimento, e o próprio Governo Federal deixou de exigir essa manutenção, contudo, com a perspectiva da volta da normalidade, mesmo que a médio prazo, a qualquer momento essa recomendação pode não existir mais e muitas pessoas serão prejudicadas, e o prefeito Eduardo Braide quer evitar exatamente isso; por isso essa mobilização das nossas equipes para que as pessoas tenham garantido seu cadastro atualizado", esclareceu a gestora.

O CadÚnico dá acesso a uma série de programas e benefícios dos governos municipal, estadual e federal e a não renovação dos dados acarreta na perda desses benefícios e exclusão de programas sociais. Para evitar que isso ocorra, a atualização deve ser feita a cada dois anos, ou quando houver mudanças na configuração familiar, de renda, endereço ou escola dos filhos. No Quebra-Pote e adjacências, cerca de 325 pessoas precisavam fazer a atualização e no Maracanã, 940 pessoas estão com o CadÚnico desatualizado.

Moradora do Quebra-Pote, Israelinda Santos, 38 anos, vive de faxinas esporádicas e fala sobre a importância do trabalho da Prefeitura. “Nossa, é muito bom. Acho que meu cadastro está desatualizado há uns quatro anos, e a própria dificuldade em pagar transporte para sair daqui e ir até o Cras, dificulta”, disse a moradora.

Eudimar Silva, 41 anos, foi ao Cras Maracanã pela última vez antes do início da pandemia. “A gente fica com medo de sair e pegar essa doença, né? Corre o risco de aglomerar, então estar aqui perto de casa é muito melhor”, afirmou.

Para atualizar o CadÚnico, são necessários documentos pessoais do cadastrado (certidão de casamento, nascimento, RG e CPF) e membros da família, comprovante de endereço e título de eleitor. A atualização é realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Novos cadastros

O Cras é responsável pela coleta de dados e a inserção da pessoa no CadÚnico. Entre as principais informações exigidas, estão as relacionadas à situação de moradia, trabalho, renda mensal, grau de escolaridade, média de gastos com as principais despesas, entre outras. O cidadão que deseja ser incluído no programa, deve ter renda mínima mensal de até meio salário mínimo e renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O presidente da União de Moradores do Quebra-Pote, Francisco Ribeiro, 44 anos, abordou a importância da parceria feita com o Cras.

“Nós só temos a agradecer. A vinda das equipes aqui facilitou muito para as famílias da nossa região. A repercussão é extremamente positiva. O atraso muitas vezes ocorre pela falta de recursos financeiros para se transportar e, em momentos tão difíceis, essas famílias não podem correr o risco de perder o pouco que já recebem", enfatizou.

A União de Moradores contribuiu com a disponibilização do espaço, internet, computadores e também na mobilização junto aos moradores.