Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura apresenta à comissão da Câmara de Vereadores orçamento anual da assistência social

15/07/2021 20h55 - Atualizada em 15/07/2021 21h04

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) apresentou, nesta quinta-feira (15), para a Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos, Mulher, Criança e Adolescente, Juventude e Idoso (CDH) da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), o orçamento da política de assistência social previsto para o ano de 2021 e o repasse financeiro feito pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania (MC) para execução dos programas e serviços da política.

A secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo, ressaltou a relevância do diálogo com os vereadores que compõem a CDH.

“Essa conversa é muito importante para nós. É imprescindível que essa Comissão conheça a fundo esse orçamento, e juntos possamos debater, tirar dúvidas e encontrar soluções de como enfrentar os desafios impostos à política de assistência social e trabalharmos para um orçamento melhor em 2022. A gestão do prefeito Eduardo Braide não tem medido esforços, mesmo com os recursos menores, tem se esforçado para garantir os direitos e benefícios dos públicos assistidos pelas política de assistência do Município”, explicou a secretária que esteve acompanhada da equipe da secretaria.

Durante a reunião, foi detalhado o orçamento total destinado para a política e apresentadas rubricas específicas, como as dos Conselhos Municipais de Direito e Conselhos Tutelares (CTs). De acordo com o orçamento previsto para 2021, o valor destinado para manutenção dos CTs, por exemplo, é de R$ 30 mil. Contudo, para que os serviços não parem, o tesouro municipal já suplementou cerca de R$ 237 mil.

“É muito importante para nós ouvirmos diretamente da fonte todos esses esclarecimentos para, de fato, saber como a secretaria vem trabalhando e onde estão os problemas. E mais do que saber, nós poderemos trabalhar aqui no legislativo para apoiar a secretaria, no sentido de beneficiar a população da nossa cidade”, disse a presidente da Comissão, vereadora Silvana Noely (PTB).

Foi explanado também sobre os constantes diálogos e parcerias buscados pela Semcas para reforçar e otimizar as ações executadas e cumprimento dos compromissos assumidos, entre eles, com as secretarias municipais de Segurança Alimentar (Semsa), com a entrega de cestas básicas para as famílias acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), para visitas técnicas dos profissionais nas unidades vinculadas à Semcas, com vistas a realizar laudos e, de acordo com o cronograma, executar intervenções estruturais.